#JornalismoSemFakeNews

23 de dezembro de 2011 às 15:00

Estudante questiona parceria da UERN com Prefeitura de Santa Cruz

[5] Comentários | Deixe seu comentário.

Assinado pela estudante Mariana Santos, com aval de Joel Gonçalves de Oliveira, presidente do Centro Acadêmico Ada Byron, da UERN de Santa Cruz, o Blog recebe e-mail que publica na íntegra:

Fachada do Campus da UERN de Santa Cruz não tem nem mesmo uma placa ou qualquer painel externo que indique a presença da instituição ali

Todos nós sabemos que para existir um núcleo de ensino superior da UERN em uma região é necessário que haja parcerias, entre a UERN e prefeituras. Todos sabem também que a UERN nunca foi prioridade de nenhum governante e que as parcerias com as prefeituras e UERN nunca de fato foram cumpridas. Porém não podemos fechar nossos olhos diante da realidade que nos atormenta; como cidadãos temos a obrigação de buscar nossos direitos e de gritar quando somos atingidos pela falta de compromisso e respeito. Como aluna do 8º Período da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do curso de Ciência da Computação – Núcleo Santa Cruz, venho externar a minha revolta. Como estou há aproximadamente 4 anos, percebo que a cada dia as coisas tem piorado dentro do Núcleo de Santa Cruz. Na gestão passada muito foi reivindicado, mas as coisas aconteciam de forma lenta e quando aconteciam….Hoje nossa realidade se torna cada vez pior, pois se antes acontecia de forma lenta, hoje está quase “parado”. O laboratório que temos não funciona, o técnico da prefeitura, responsável por dar manutenção nunca comparece no laboratório, os quadros que existe não tem qualquer tipo de condições para aulas de Matemática Computacional ou Cálculo. O Núcleo funciona num espaço não muito adequado para uma Universidade. E o fato primordial que me fez redigir essas linhas aconteceu semana passada (12/12/11), quando por duas vezes os alunos ficaram sem água para beber. E eu como qualquer pessoa me dirigi ate a secretária para saber o motivo. Ao me direcionar a Coordenadora Administrativa (Que é funcionária da prefeitura) para saber o que de fato acontecia; ela me perguntou : Vocês já passaram mais de dois dias sem água? E eu respondi: Sim! Semana passada e hoje. Ela num momento infeliz me respondeu e passou em todas as salas dizendo que o Senhor Prefeito Péricles não tinha nenhuma obrigação de dar água aos alunos e que ele já dava de bonzinho! Eu me pergunto que tipo de gestor é essa que coloca uma pessoa totalmente despreparada para assumir a secretária de um Núcleo Universitário?! Aqui ponto chegamos?! Os alunos tem que trazer água se quiser beber? ? Ou passar sede durante todo o período que estiver cursando as aulas no núcleo? Que preocupação com a educação e o futuro dos jovens essa gestão têm? Se colocar água ou não é obrigação sua, Senhor Prefeito, releia o contrato que fez com a Universidade e honre o que de fato são seus compromissos.

Atenciosamente

Mariana

5 respostas para “Estudante questiona parceria da UERN com Prefeitura de Santa Cruz”

  1. Belarmino disse:

    Pois venho aqui também expressar minha minha revolta e indignação, a prefeitura não tem o menor respeito com o ensino superior em Santa Cruz. Quando a UERN veio para Santa Cruz foi firmado um contrato entre prefeitura e UERN desse contrato apenas a UERN compre com seu papel e a prefeitura de Santa Cruz?! Quando a UERN veio em Santa Cruz, orgulhosamente a prefeitura publica essa matéria em seu site, onde em um trecho diz “salas estão sendo construídas pela Prefeitura Municipal, como prevê o convênio, e a estrutura está sendo reformada e adaptada para receber a estrutura da UERN” Vejam a matéria completa.

    http://www.santacruz.rn.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=64:secretaria-municipal-de-educacao-e-cultura&catid=4:educacao&Itemid=6

  2. Lucas Farias de Oliveira disse:

    Lamentável. Infelizmente a realidade é essa. A gestão de Santa Cruz nunca deu valor a instituição de ensino que está formando mestres e profissionais da área tecnologica. Nessa região a educação nunca foi prioridade.

  3. Aline disse:

    Todos nós do Núcleo Avançado de Santa Cruz-UERN estamos com você Mariana.

  4. Alex Aquino disse:

    O descaso com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – SANTA CRUZ, por parte da prefeitura é lamentável, uma VERGONHA, falta de RESPONSABILIDADE e RESPEITO, a certeza que fica é que os responsáveis pela prefeitura e que se recusam a enxergar o problema, não sabem o valor da educação e do ensino superior, na verdade estão se “Lixando” para isso, pois nunca precisaram para assumir esses cargos, e é justamente por isso que agem de forma tão DESRESPRITOSA, DESONESTA, VERGONHOSA, com tanta FALTA DE PROFISSIONALISMO, MORAL, ÉTICA e EDUCAÇÃO. Pensam muito pequeno e isso mostra que não tem competência para administrar nem a própria casa.

    Muito se fala no valor e na responsabilidade que nós temos, quem está inserido no contexto da educação superior sabe a dimensão da importância que nossas mentes tecnológicas tem para a sociedade mundial, e que amanhã ou depois um de nós poderá ajudar a mudar o MUNDO! Uma Gestão que não enxerga potencial em unidades de sua cidade não merece dirigi-la.

    Se os senhores gestores responsáveis pela prefeitura leram em algum momento da vida alguma linha sobre centros tecnológicos, com certeza leram sobre o MIT (Massachusetts Institute of Technology) Maior centro tecnológico Mundial, responsável por reunir em seus arredores o conhecido valei do silício, que concentra as maiores empresas do mundo, movimentando uma das maiores economias locais mundiais. E eu lhes pergunto, será que sempre foi assim?! Não as maiores empresas do mundo estão onde as maiores mentes do mundo estão!! Os maiores investimentos do mundo estão onde as maiores tecnologias estão!

    Muitos talvez dirão que é besteira tudo isso que acabo de falar. Porém não falo nenhuma inverdade, apenas me recuso a pensar pequeno, a se limitar como a PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ que se limita e não consegue enxergar um palmo de oportunidades de desenvolvimento a sua frente! Prefiro pensar o normal, que podemos, temos potencial e capacidade para isso, é para isso que lutamos contra toda essa VERGONHA, IRRESPONSABILIDADE e DESRESPEITO todos os dias, é pela busca de nossos SONHOS, de nossa IMPORTÂNCIA, RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO para com a sociedade que depende de nossas tecnologias para se desenvolverem. SONHOS QUE ALGUÉM PRECISA ALIMENTAR, mais parece estarem CANSADOS demais de FAZER NADA. De ser apenas mais um politico como QUASE TODOS OS OUTROS.

    Isso não deveria acontecer mais, Imploramos para que alguém RESPONSÁVEL que quer mais, que sonha mais, que realmente está comprometido com a sociedade e trabalha para o SUCESSO DE TODOS e que busca além de tudo FAZER HISTÓRIA, que intervenha nessa situação, NÃO É POSSÍVEL um curso superior tecnológico se desenvolver sem a mínima condição estrutural.

    Não temos:

    QUADROS, MESAS, LABORATÓRIOS, COMPUTADORES, POR VEZES ÁGUA, NADA DE CONDICIONADORES DE AR, ETC…

    A única coisa que temos:

    SÃO NOSSOS SONHOS. FORÇA DE VONTADE, DETERMINAÇÃO, CONHECIMENTO E PROFESSORES DE QUALIDADE.

    A única coisa que queremos é:

    RESPEITO, e condições de darmos o nosso melhor, e sermos cobrados por isso. Dei-nos condições e daremos o direito de cobrar que mudemos o município, o estado, o país e quem sabe o MUNDO!

    ATT, A todo e qualquer que puder intervir nessa situação!

    Obrigado!

  5. Mariana Santos disse:

    Sei bem disso Aline. Nós jovens estudantes precisamos nos unir cada vez mais; em favor da educação e buscarmos incessantemente construir uma sociedade onde a EDUCAÇÃO seja prioridade.

    A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.(Paulo Freire)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.