05/08/2012
Erick Pereira: o jurista que deu o tom na cobertura do Correio Braziliense
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O advogado potiguar, especialista em Direito Eleitoral e Cosntitucional, Erick Pereira, deu show no primeiro dia de cobertura do julgamento do Mensalão, feito pelo Correio Braziliense.
Na página online, o jornal transmitiu ao vivo a votação, com comentários no estúdio do advogado potiguar.
No dia seguinte, a síntese dos comentários de Erick na edição impressa do Correio:
CORREIO PROMOVE VIDEOCHAT
LARISSA LEITE
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciava o julgamento do mensalão, os internautas que visitaram o site do Correio e o portal CorreioWeb puderam acompanhar o videochat com o doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Erick Wilson Pereira. Por 45 minutos, o especialista esclareceu questionamentos sobre procedimentos técnicos que envolvem o julgamento e os prováveis resultados práticos da análise da Ação Penal 470. "O debate não se restringiu a pessoas vinculadas à área do direito. Percebemos que o público está fazendo a análise desse julgamento, oferecendo uma dimensão longitudinal sob o ponto de vista social ao fato. Isso é um avanço, porque o cidadão instigado de hoje é o eleitor de amanhã", avaliou Pereira.
Transmitido ao vivo da Redação do Correio, o debate com Erick Pereira abordou temas como os crimes pelos quais os 38 réus são acusados, a possibilidade de devolução da possível verba pública desviada, os detalhes do suposto esquema de compra de apoio político, a relevância dos caciques políticos no processo e até mesmo a influência da mídia no julgamento. Para o doutor em direito constitucional, os temas abordados ilustram a profundidade do debate provocado pelo exame do caso no Supremo. "Além da importância nos aspectos jurídico e social, esse julgamento tem um efeito pedagógico na democracia brasileira. Ele oferece uma reflexão sobre a corrupção no âmbito público", diz, acrescentando que interatividade tem papel fundamental nesse processo. "A participação ativa da mídia democratiza os meios de comunicação e fortalece a democracia como um todo, especialmente quando abre espaço de debate ao cidadão. A mídia responsável sublinha a verdadeira importância dos fatos."
A realização de videochats integra a cobertura especial do mensalão, realizada pelas equipes do jornal Correio Braziliense e das plataformas on-linewww.correiobraziliense.com.br e www.correioweb.com.br. Acompanhe o julgamento do mensalão também na página do Correio no Facebook e no Twitter.
Segundo a editora do site do Correio, Maria Julia Mendonça, a utilização de diversas plataformas na cobertura realizada pelos meios de comunicação do grupo Diários Associados é uma tendência. "Aumentamos o volume de cobertura e entendemos que isso proporciona uma aproximação do leitor não apenas com o meio de comunicação, mas um envolvimento com o fato em si", afirmou.