28/11/2012
Morre aos 92 anos o historiador Raibrito
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Morreu nesta terça-feira, em Natal, aos 92 anos, o historiador e escritor Raimundo Soares de Brito, mais conhecido como Raibrito.
Nascido em Caraúbas, ele foi jogador de futebol, fotógrafo, desenhista, comerciário e comerciante.
Viveu em Natal, Fortaleza, Assu e Mossoró, cidade que o acolheu.
Ainda em Caraúbas foi juiz distrital e três vezes vereador.
Se aposentou pelos Correios, depois de ter atuado como gerente postal em Caraúbas, Assu e Mossoró.
Em seu blog, a jornalista mossoroense Lúcia Rocha conta mais sobre Raibrito:
Desde menino gostava de ler até tarde, sob a luz de lampião, mesmo sofrendo reprimenda do pai. Adolescente, passou a escrever, especialmente sobre a seca e, adulto, teve a ousadia de enviar um de seus textos acompanhado de fotos de dois jumentos mortos de fome, tiradas por ele, para o jornalista já falecido, David Nasser, da revista Cruzeiro, publicação nacional que fazia o maior sucesso na época.
Para surpresa de Raibrito, o renomado jornalista publicou o material com destaque, em página dupla, como se fosse dele, David Nasser. Não deu crédito nem mesmo para as fotos, que Raibrito guardava os originais, bem como cópia em carbono do texto datilografado.
A falta de ética do renomado jornalista serviu de estímulo, pois Raibrito não desistiu de sua intuição para a escrita e, de lá para cá, publicou mais de cinquenta obras, sendo as duas últimas EU, EGO E OS OUTROS e o DICIONÁRIO DE RUAS EPATRONOS DE MOSSORÓ, esse último em dois volumes, ambos frutos de quarenta anos de pesquisas.
Raibrito dedicava sua vida ao ofício de pesquisar a história e biografia de norte-rio-grandenses, num esforço e abnegação fora do comum. Por isso, recebeu ao longo da vida, muitas homenagens, pois seus arquivos eram disponibilizados sem nenhum custo para estudantes, universitários e profissionais mais diversos.
Da comunidade acadêmica, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Raibrito era sócio de diversas casas de cultura, como Academia Norte-rio-grandense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Academia Mossoroense de Letras, Instituto Cultural do Oeste Potiguar, Fundação Vingt-un Rosado e Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.