#JornalismoSemFakeNews

23 de julho de 2013 às 23:57

Lula defende importação de médicos e CPMF para custear saúde

[7] Comentários | Deixe seu comentário.

Do ex-presidente Lula, nesta terça-feira, em Brasília, durante palestra que proferiu no Festival da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha:

 

“Se os médicos brasileiros não querem trabalhar no sertão, que a gente traga outros médicos. Ninguém quer tirar emprego de ninguém”.

*

E mais:

“Apenas 27% dos médicos brasileiros são aprovados em exames aplicados por conselhos regionais de Medicina. Se fosse a OAB, a maioria não poderia exercer a medicina”.

*

Achando que a CPMF seria a solução – que nunca foi – para a Saúde:

“Eu sinto uma necessidade de dizer. Nós sabemos, a Dilma sabe, que é preciso melhorar muito a saúde. Entretanto, é preciso lembrar que eles, a elite brasileira tirou a CPMF. Isso significa, nos anos do meu mandato e do governo da Dilma, a retirada de mais de R$ 350 bilhões da saúde”.

*

Referindo-se à declaração do presidente da Câmara, Henrique Alves, sugerindo a redução de 14 Ministérios, e que foi manchete na Folha:

“Eu tô vendo na imprensa que tem gente que vai pedir para presidenta Dilma para reduzir ministérios. Olha, fiquem espertos, porque ninguém vai querer acabar com o Ministério da Fazenda, ninguém vai querer acabar com o Ministério da Defesa. Eles vão querer mexer com a igualdade racial, com direitos humanos. Eu acho que a Dilma não vai mexer. Eles vão falar que precisa fazer ajuste, precisa diminuir. A gente não tem que diminuir ou aumentar, tem que saber para que serve”.

*

Sobre a colaboração que dá à presidente Dilma Rousseff, com base em sua experiência de gestor.

 “Não preciso ser governo para fazer as coisas neste país. Se eu incomodo, vou continuar incomodando, vou continuar falando, vou continuar ajudando a Dilma”.

*

Sobre o noticiário dando conta de metástase no câncer na laringe, atingindo o pulmão:

“A maldade de alguns é tamanha, a falta de caráter, que passaram a insinuar que eu estou com câncer e metástase. Se eu detectar que o meu câncer voltou, fiquem sabendo que vocês vão ser os primeiros a saber. Eu não vou esconder do povo brasileiro”.

 

*

Com informações do Correio Braziliense.

7 respostas para “Lula defende importação de médicos e CPMF para custear saúde”

  1. Maurício Giovani disse:

    E para custear um novo Mensalão não surgiu nenhuma proposta não? Não me estranhará muito se daqui a algum tempo, muito deputado começar a fazer palestras por aí, a convite de empresários e empreiteiros.

  2. Rick saturno disse:

    Perfeiro , preciso , pertinente e cirúrgico . Ou doutores que reclamam são os mesmos que fazem revezamento nos plantões , sáo os mesmos que não cumprem a carga horária e são os mesmos que não tem compromiso com a saúde pública . Nesse cangerê não adianta os doutores colocarem a cullpa totalmente no governo . O fato é que não adianta vir com essa de questão estrutural ou de prioridade . Esse é um aspecto . E os demais ? O que a classe médica tem a oferecer a população? Vamos transformar a carreira em carreira de estado . Vai funcionar? Duvido d , o , dô. Vamos instalar surcursais do sírio Libanês em todos os municípios do brasil ! Vai funcionar.Tudo passa por uma mudança de mentalidade . O governo tem sua parcela de culpa , mas os doutores tem também . Quais as alternativas que eles ofereceram além da questão salarial e estrutural ? Que tipo de médico interessa o governo formar nas universidades públicas ou financiar com o FIES nas privadas . Existe uma despropoção brutal na localização de médicos . Falta médico onde mais se precisa . As alternativas passam por várias ações , inclusive por incentivo a ida de médicos para esses locais . O doutor quer fazer sua especialidade , dentro de padrões americanos ou Suiços , e na maioria das vezes com os deveres brasileiros . Observe que procuro não generalizar , mas vamos fazer uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento médico na rede pública . Os pacientes são atendidos de for a humanizada ? Os pacientes recebem atenção e respeito? Os pacientes ficam satisfeitos com a forma como são tratados ? Sugiro aos doutores que coloquem na mesa esses aspectos . Façam uma análise introspectiva do papel que voçês desempenham ou devem desempenhar na sociedade .

  3. Jairo de Sousa Abel disse:

    Lula acaba de eleger um culpado para o fracasso do governo petista: a Elite Brasileira. O que deu certo, mérito do PT, mas o que deu errado a culpa é dessa tal elite. O fato é que nunca entendi quem é essa elite que o ex-presidente tanto fala. Será que um cidadão dententor de mais de uma aposentadoria, proprietário de um bom apartamento em São Paulo e que tem seu tratamento de saúde no Sírio Libanêz pode ser considerado um elitista? Se a respota for positiva, acabamos de concluir que Luis Inácio e os companheiros petista são culpados pela situação caótica da saúde pública desse país.

  4. Sergio Oliveira disse:

    Quando foi criada a CPMF, no governo FHC, apoiado pelo DEM e outros, o PT foi contra, pois não estava no governo; assumindo o governo em 2003, passou a ser a favor, ao passo que o PSDB e DEM, entre outros, contribuiram para o seu fim, pois não estavam mais no governo; a coisa pode ser resumida assim: estando no governo sou a favor; estando fora do governo, sou contra. Hipocrisia.

  5. Sergio Oliveira disse:

    Quer mais elite do que o Lula? E turma do PT.

  6. Francisco Canindé. disse:

    Parece uma brincadeira Lula pedindo CPMF, Lula olha pelo retrovisor quem mais foi contra o seu partido, principalmente os Xixiitas. Esse país, é dos mais arrecadadores e sobre carregar mais impostos, para nós termos serviços de quarta categoria, ja basta um país dos piores salários do mundo.

  7. Manoel Douglas Rufino. disse:

    Se a saúde anda mau, image o povo braseiro que não tem menor condições de pagar uma consulta, em quanto isso pagammos os maiores imposto do mundo, para termos os piores serviços do mundo. Veja bem o presente de Lula, para o povo brasileiro, ressucitar a CPMF, em quanto isso o PT, e seus Talibãs, eram contra! Vamos darmos um basta nessa picaretagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.