Thaisa Galvão

10 de junho de 2014 às 0:10

Unicat volta a distribuir medicamento que provoca fortes dores em crianças em tratamento que dura cerca de 2 anos [13] Comentários | Deixe seu comentário.

Da leitora Daniela Giuliano, mãe de uma criança que passa por tratamento à base de hormônio, e que vem sofrendo por causa da troca do medicamento feito pela Unicat.

O Blog já falou nesse assunto.

Por um tempo a Unicat, que faz a distribuição do hormˆnio do crescimento, voltou a distribuir o 'Somatrpina', depois das reclamações das crianças que tiveram que usar o 'Eutropin', que causa dores fortes.

Vale lembrar que o tratamento nesse caso não é de um mês, de uma semana, mas de dois anos, ininterruptos.

Submeter crianças a dores diárias…é de não entender meeesmo.

Médicos que receitam o medicamento chegaram a se mobilzar e entrar na justiça, mas agora, pelo relato da mãe desesperada, o sofrimento voltou por causa do remédio…mais barato.

É de lascar.

Leia o relato da mãe:

Meu filho tem 10 anos e tomava Somatropina há 4 meses sem problema e cresceu 4,5 cm. Nunca teve dores, ardência, vermelhidão. Há 2 semanas o SUS vem dando o Eutropin. Ele grita de dor!!!! Estou assustadíssima. O local fica vermelho e mesmo com gelo e a medicação parece que é difícil de entrar!!! A seringa fica dura !! Diferente da Somatropina. O que faço? Acho que esta pergunta é de todas nós mães. Este tratamento foi indicado por 4 anos. Ele não vai aguentar tanta dor!!!

 

 

13 respostas para “Unicat volta a distribuir medicamento que provoca fortes dores em crianças em tratamento que dura cerca de 2 anos”

  1. elisa lima disse:

    Minha filha passa pela mesma situação. Como proceder? Ver uma criança gritando de dor toda noite é angustiante e assustador. Peço Thaisa, que como mãe e joralista, dê destaque a essa matéria para ver se conseguimos pelo menos a atenção dos governantes para essa situação.

    • daniela giuliano Nastas disse:

      Elisa mudei hoje o tamanho da agullha de  0,45mm para 0,30mm fez uma diferença enor

      me a agulha é bem fina!!!!E tirar amedicaçao 20 minutos antes e dexar na temp ambiente\\\ antes de mistrura-lá ., outra dica é passar uma pomada anestesica indicada pela minha médica chamada EMLA passar no local 10 minutos antes da aplicaçao!!! foram 15 dias pesquizando e ligando em todas ouvidorias!!!São dicas para melhorar o stress qe estamos passando!!!!! 

  2. E como Mãe que sou , mãe leoa mesmo , ASSIONA a Justiça, dê entrada com um bom advogado ,se não tiver condições, procure o conselho tutelar e juntos vá ao MP da sua cidade ,tá no ECA ,use do Estatuto da Criança e Adolecente ,afinal ele serve também para proteção do menor . as vezez só vai assim , através da justiça .boa sorte.

  3. Cris disse:

    Minha filha vai tomar por tempo indeterminado.Imagine vc!!!!quando ela toma o Eutropin aconteça a mesma coisa o que diz a mãe da criança da reportagem,tb não sei mais o que fazer.Precisamos de ajuda!!!!é muito triste o que nossas crianças estão passando.

    • Daniela disse:

      Cris ligue para o SAC da medicação!!! 0800 026 23 95 EUTROPIN  laboratório ASPEN PHARMA. Obtive uma orientação de tirar a  medicação da geladeira para deixa-lá em temp ambiente. As ardências melhoraram . Porques não intruem antes os pacientes?? Ligue para o SAC assim Teremos mais força!!!!

  4. Daniela disse:

    Sobre o MEDICAMENTO EUTROPIN DA ASPEN PHARMA devemos ligar para o Sac  0800 026 23 95 . Recebi ainformação do laboratório que a medicação deve se retirada da geladeira para ficar na temperatura ambiente e só depois misturá-la e aplicá-la . Tentei e as ardências melhoraram, nestes 2 dias!!! Vamos divulgar esta notícia !! Liguem para o SAC do medicamento!!!!

  5. CIBELE DOMBRAUSKAS disse:

    Meu filho já faz uso de Somatropina à um ano, e tivemos resultados excelentes, durante esse período ele usou HORMOTROP (laboratório Bergamo), esse mê fui ao Hospital Mário Covas -Santo André, e me entregaram EUTROPIN (laboratório Aspen), ele nunca havia reclamado, mas, infelizmente, quando começou usar Eutropin, tem chorado de dor, até mesmo depois da aplicação ele diz que ainda fica doendo por muito tempo. Não sei o que fazer, pois é muito triste pra uma mãe ver um filho chorando… e principalmente por dor

    Será que alguém pode me dar algum auxílio??? Agradeço a todos que puderem me ajudar. 

     

     

  6. daniela giuliano Nastas disse:

    Em São Paulo podemos ligar para fazer nossa reclamação sobre o Eutropin da Aspenpharma no atendimento ao cidadão SAC Fale conosco tel (11) 2193-8000 . Não tenham medo de fazer a reclamação assim teremos mais força !!!! 

  7. MARIA JULIANA P PEDROZA GUIMARAES disse:

    Meu filho passa pelo mesmo problema,ele tem 8 anos,sou de Palmas/To,ele estava tomando o Hormotrop laboratorio Bergamo e tudo correndo tranquilo,há um mês a Assistencia Farmaceutica trocou o medicamento pelo EUTROPIN,e ele começoua a chorar de dores diariamente,minha médica fez um laudo e pediu que trocassem o medicamento pelo Hormotrop.Consegui que trocassem só por mais um mês pois  a informação que tenho é que o EUTROPIN ganhou licitação e que já chegaram quase 15000 caixas e a previsão é de chegar mais 15000 cxs.Liguei no SAC e eles disseram que é uma questão de adaptação…que conversa é essa,onde que uma criança vai entender que precisa sofrer e que depois vai passar…um tratamento de 05 anos…eu mesma apliquei em mim e vi que além de doer no ato da aplicação depois continua ardendo,é horrivel…O Ministerio Publico precisa atuar e tirar este medicamento do mercado,nossas crianças não merecem isso!!!!

    • Aquino Gomes disse:

      Maria Julia minha situação é identica a do seu filho, com minha filha de 11 anos liguei tambem no laboratoria e a resposta foi a mesma que deram pra você que é questão de adaptaçao do organismo fato que eu não aceito.Sou de Palmas -to como você e gostaria de saber se você ja acionou algum orgão da justiça, pois, a informação que tenho é que mais de sete pessoas estão passando pelo mesmo problema so não tenho é o contato das pessoas, com isso seria importante se nos unissemos para acionar os orgãos competentes abaixo segue meus teleones para contato

      84482380

      81111018

      92449409

      32242280

      Aquino e Erica

       

      • Cristiane disse:

        Olas minha filha vem sofrendo a mesma coisa , usava hormotrop , e de repente fui buscar o remedio e deram o eutropin , ae ouvi dizer que é de primeira linha mais caro e tal , mas o negocio é que quando apliquei ela chorou , ae pensei que eu estava aplicando errado , ae fui na farmacia e pedi pra farmaceutica aplicar , e foi a mesma coisa , o problema é o remedio seu diluente é mais espesso e o fato de furar varias vezes as ampolas , a agulha machuca.O diluente do hormotrope e mais fina.Também não sei o que fazer com tantas reclamações esse fabricante não faz melhorias na sua composição , e o corpo não se adapta nada , pois minha filha está usando há 3 meses e nada mudou.

  8. Barbarah gaiotto disse:

    Tenho 28 anos e também faço tratamento com somatropina. Pego os medicamentos no HC, e apesar da idade também estou sofrendo com a dor provocada pelo Eutropin. Com o Hormotrop eu nunca tive nenhuma dessas reações. Deixar uns minutos fora da geladeira é realmente o que tem me auxiliado um pouco. 

    Espero que em breve tomem uma solução!

  9. Debora disse:

    Meu filho também usa a somatropina e de uns meses pra cá,o governo tem mandado o EUTROPIN meu filho não sente dores,mas diminuia produção de GH e em 3 meses de uso,cresceu apenas meio cm. Onde reclamar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*