19/08/2014
No barulhento debate da Educação, guerra de assessorias tentar emplacar título de vencedor aos assessorados
[0] Comentários | Deixe seu comentário.No primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, a Educação e a Juventude foram os temas.
O debate aconteceu no Colégio Contemporâneo, que repetiu a iniciativa das eleições de 2010 quando os governadoráveis também foram à escola para o debate com estudantes.
No debate de hoje, a polêmica: a juventude pouco interessada na política - pesquisas e redes sociais mostram isso em todo o Brasil - gostou do estilo 'atacar' dos candidatos do PSOL, Robério Paulino e do PSTU, Simone Dutra.
E como esperado, os dois apontaram metralhadoras giratórias para os dois principais candidatos: Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).
Sobrou para Henrique, já que Robinson estava em Mossoró e foi representado pelo vice, Fábio Dantas.
Henrique defendeu maior investimento na Educação Básica, destacou a importância do ensino profissionalizante e da escola em tempo integral, e defendeu a estruturação e interiorização da UERN.
Fábio Dantas também focou sua participação na apresentação de propostas: falou de políticas públicas nas escolas, aplicação integral do Plano Nacional de Educação, e entre outras coisas, defendeu a aplicação de lei de eutoria de Robinson, quando deputado, que obriga as escolas públicas a estabeleceram o hábito de leitura literária nas escolas.
Também na mesma linha o candidato a governador Araken Farias (PSL).
Já os candidatos Robério Paulino e Simone Dutra ocuparam o tempo com a torcida contra a política tradicional.
Contra os candidatos principais.
E em meio a aplausos e gritos vindos da plateia, o grupo de Robinson disse que Henrique foi vaiado...
E o grupo de Henrique negou que a vaia tenha acontecido, justificando o movimento barulhento da juventude.
Entre as assessorias,guerra nas estrelas.
O mais próximos de Robinson fala em vaia.
O de Henrique....não.
E o Blog foi para o tira-teima com a professora Irany Andrade, proprietária do Contenporâneo, responsável pela realização do debate.
"Realizamos o primeiro debate do RN e demos aos estudantes a chance de conhecer melhor as propostas de cada candidato e de questionar sobre alguns pontos que gostariam. O debato foi muito esclarecedor e com certeza ajudou os estudantes nas escolhas deles", disse a professora.
"Contamos com uma plateia muito envolvida e que acompanhou atenta a fala dos candidatos, manifestando-se com aplausos ou com o silêncio a cada proposta apresentada. É muito importante estimular a participação desde cedo e foi muito bom constatar o quanto eles estão interessados em saber o que cada um pretende fazer por eles."afirmou Irany.
