17/01/2015
Governador pede estudo sobre reduçåo de ICMS do querosene de aviação para baratear passagens aéreas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O governador Robinson Faria solicitou à Secretaria de Tributação, estudos sobre a possibilidade do governo aplicar a redução do ICMS sobre o combustível de aviação.
A intwnção de reduzir os preços das passagens aéreas com a queda do imposto vem sendo debatida por Robinson desde a campanha e ontem foi um dos assuntos discutidos com o superintendente da CVC, Valter Patriani.
En Natal, a convite do secretário de Turismo, Ruy Gaspar, Patriani conversou com o governador ainda sobre a possibilidade de retomada de voos fretados para a capital do Rio Grande do Norte, que perdeu 11% na procura nacional entre 2013 e 2014, tendo deixado o Estado de arrecadar cerca de R$ 80 milhões.
Mesmo assim, o Rio Grande do Norte, como destino turístico, ainda é o terceiro mais procurado do Nordeste, perdendo somente para Porto Seguro e Fortaleza, mas já sendo alcançado por Maceió.
Em 2012, o estado era o segundo entre as cidades mais procuradas pela CVC.
"Ninguém mais fala no Rio Grande do Norte", exagerou Valter Patriani, justificar que o Estado precisa investir em promoção.
"Há algum tempo não são feitas campanhas institucionais, não se investe na imagem. Isso tem sido o maior problema na nossa visão”, disse o superintendente da CVC.
“Nos últimos anos o estado cometeu equívocos com relação à redução do imposto sobre o querosene de aviação. Ou seja, as companhias abastecem apenas 20% aqui e vão a outros estados complementar o tanque. Na prática, o impacto da redução da alíquota será positivo porque ganharemos em cima do volume de comercialização do produto e isso nos tornará competitivos. Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível”, disse o governador que quer se reunir com as companhias aéreas até o final de fevereiro para tratar da captação de voos para o Estado.
Foto Rayane Mainara
Participaram da reunião o hoteleiro Arnaldo Gaspar, a futura presidente da Emprotur, Aninha Costa, Patriani, a senadora Fátima Bezerra, Robinson, a representante da CVC no RN, Deca Bolonha e o secretário Ruy Gaspar.