31/01/2015
Posse dos federais será presidida pelo deputado Miro Teixeira
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Como o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), não permanece na Casa, caberá ao deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), o mais idoso entre os com maior número de mandatos, proclamará o nome dos eleitos e tomará deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
*
Dos 513 deputados que tomarão posse no domingo de manhã, 289 foram reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são marinheiros de primeira viagem.
Somente 51 dos empossados são mulheres e 462 são homens.
*
Terminada a cerimônia de posse dos deputados federais, os que participarão da eleição da mesa diretora tem até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares.
A primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora ocorrerá às 14h30.
A Mesa, com mandato de dois anos, é composta pelo presidente, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências.
A votação para escolha, primeiro do presidente, terá início quando pelo menos 257 parlamentares registrarem presença no Plenário.
Apurados os votos da primeira eleição, o novo presidente assume os trabalhos e convoca as eleições para a composição da Mesa.