27/04/2015
Engenheiro do Google que escalava o Everest é um dos mortos no Nepal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Do Valor Econômico:
Executivo do Google morre em avalanche no Everest após tremor no Nepal
Dan Fredinburg, engenheiro do Google, foi um dos mortos na avalanche que atingiu o Monte Everest, neste sábado (25), após o terremoto no Nepal que já deixou mais de 2,5 mil vítimas fatais. Fredinburg, 33 anos, estava acompanhado de mais dois funcionários do Google e sofreu ferimentos graves na cabeça. Seus colegas sobreviveram e estão no acampamento base da montanha. Megan, irmã do executivo, confirmou sua morte e a situação de seus companheiros na própria página de Fredinburg da rede social.
Fredinburg, considerado um alpinista experiente, vinha preparando sua expedição há meses, com relatos de cada etapa em sua página no Facebook e Instagram.
Seu último post, acompanhado de uma foto com ele tomando café, foi no dia 24 e dizia: “Formação de gelo significa paradas frequentes para cappuccino de manhã, independentemente do perigo.”
No dia 20 publicou: “Salvando o gelo no topo do Kala Patthar. O acampamento base do Everest é no fundo um ponto ativo de mudança climática.”
Amante da natureza, Fredinburg começou a trabalhar no Google em 2007, em Mountain View. Em 2013 foi cofundador da empresa The Laundry, em San Francisco. Recentemente assumiu a liderança da unidade de pesquisa Google X. Seu trabalho estava centrado no desenvolvimento de tecnologias para carros sem motorista e balões para levar conexão de banda larga.
Com o Google Adventure, que ajudou a fundar, Fredinburg e sua equipe criaram uma versão exótica do Google Street View, que faz mapeamento das cidades. Só que, no caso do Adventure, o mapeamento é da natureza e de seus extremos, como o próprio Monte Everest.