04/06/2015
Morre ministro do Exército do governo Sarney
[0] Comentários | Deixe seu comentário.D'O Globo:
Morre Leônidas Pires Gonçalves, ministro do Exército no governo Sarney
Falecimento foi confirmado pelo Exército; velório será no sábado
RIO - O general Leônidas Pires Gonçalves, ministro do Exército durante o governo de José Sarney (1985-1990), morreu nesta quinta-feira, aos 94 anos. O falecimento foi confirmado pelo Exército.
Natural de Cruz Alta (RS), Leônidas formou-se na Escola Militar do Realengo, em 1942. Sua primeira Unidade foi o 6° GMAC (Grupo Móvel de Artilharia de Costa), na cidade de Rio Grande-RS, onde integrou o contingente de cerca de 2 mil homens que guarneceu o litoral sul do Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial.
Como major, por ter sido primeiro colocado de sua turma na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), foi condecorado com a Medalha Marechal Hermes de prata dourada com uma coroa. Já como Coronel, comandou o 2º Regimento de Obuses - Regimento Deodoro, em Itu-SP.
Durante a ditadura militar, nos anos de 1974 a 1977 e já no posto de general, Leônidas foi Chefe do Estado-Maior do I Exército, no Rio, e, posteriormente, Comandante Militar da Amazônia. Em 1983, exerceu o Comando do III Exército, em Porto Alegre. Em 1985, com sua eleição, Tancredo Neves nomeou o Leônidas para o cargo de ministro do Exército.
O velório de Leônidas será realizado no sábado, no Palácio Duque de Caxias, das 8h30m às 11h30m. O corpo será cremado a partir das 13h, no Crematório São Francisco Xavier, no Caju. O general deixou esposa, 2 filhos, 4 netos e 7 bisnetos.