05/07/2015
Bancada elabora documento com sugestões emergenciais para convivência com a seca no Seridó
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Diante da situação de estiagem prolongada em 153 municípios, todos sob decreto de calamidade pública, e 20 cidades já passando por rodízio de água, sendo 11 em absoluto colapso, parte da bancada federal do Estado foi a Caicó para uma discussão sobre o assunto, a convite do coordenador da bancada, deputado Felipe Maia.
Os parlamentares foram ouvir as demandas dos municípios e saberem o que está sendo feito para amenizar o problema.
Estiveram no Seridó além de Felipe, os deputados federais Antônio Jácome, Walter Alves, Rogério Marinho, Rafael Motta, Zenaide Maia e Beto Rosado, e o senador José Agripino.
Os deputados estaduais Álvaro Dias, Vivaldo Costa e Nelter Queiroz e os prefeitos de Caicó, Roberto Germano, de Acari, Isaias Cabral, de Assu, Ivan Jr, de São Fernando, Genilson Maia, de Ipueira, Paulo Brito e de Santana do Seridó, Adriano Gomes também acompanharam a bancada federal.
Do Governo do Estado participaram do encontro o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, o diretor da Caern, Marcelo Toscano, o Igarn, Josivan Cardoso e o coordenador regional do Dnocs, José Eduardo Alves.
Além do debate na Câmara de Caicó a comitiva visitou os açudes Itans, em Caicó e Gargalheiras, em Acari.
Gargalheiras tem hoje 1,23% de sua capacidade e o Itans, um pouco mais: 8%.
"Estamos reunidos para chamar atenção do problema que se arrasta por anos e para provocar alternativas dos órgãos competentes. Como parlamentar, estamos cumprindo o nosso papel que é escutar a sociedade e encaminhar as demandas para que os responsáveis possam apontar a solução, seja o governo estadual ou o federal ”, disse Felipe.
“Temos aqui em Caicó e região uma prova de ação resolutiva que é o sistema adutor Manoel Dantas, construído, inclusive, de forma emergencial, no governo Garibaldi Filho. A população quer e exige ações como essa e não mais discursos”, ressaltou Walter Alves.
As soluções emergenciais apresentadas no debate foram a construção de poços tubulares; o desassoreamento do Itans; a interligação das bacias hidrográficas; a construção de adutora de engate rápido e a conclusão da Barragem de Oiticica.
Como alternativa definitiva, a transposição do Rio São Francisco.
O diretor da Caern, Marcelo Toscano disse que irá a uma reunião na 3ª feira com a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Chesf, para tratar do conserto do problema técnico que impede o funcionamento normal do Açude de Coremas, que abastece municípios da Paraíba e o Rio Grande do Norte, dentre eles Caicó foi elaborada a “Carta de Caicó”, com sugestões e pleitos para o Executivo e o Legislativo.
Fotos Canindé Soares