15/08/2015
Governo federal rejeita pedido de governadores e aumenta dificuldades de vários estados
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A manchete do jornal O Globo de hoje cai como uma bomba sobre os estados do Brasil.
Governadores atenderam chamado da presidente Dilma Rousseff, que num momento completamente desacreditada, com índices de popularidade que não chegam a 20%, chamou os governadores para uma reunião.
Mesmo de orelha em pé, alertando que não queriam ser sócios da crise, os governadores compareceram em peso.
Agradaram à presidente, mas fizeram seus pedidos.
E agora, 15 dias depois do encontro, o Planato anuncia que o principal pedido dos governadores, para contrair empréstimos de organismos internacionais, não terá a autorização do governo brasileiro.
Rejeitado.
Segundo O Globo, governadores contavam com os recursos externos para investimentos, mas o Tesouro suspendeu o aval para os financiamentos, tanto estaduais quanto municipais.
De acordo com a reportagem, apesar da pressão dos governadores, o Tesouro determinou à Comissão de Financiamentos Externos, a retirada de pauta de todas as solicitações.
Na reunião de 15 dias atrás, contando com os tais empréstimos, os governadores pediram pressa à presidente na questão da liberação dos recursos que seriam utilizados em infraestrutura e logística dos estados.
A decisão do governo federal é anunciada no momento em que os estados fazem ginástica para fechar suas contas.
O Rio Grande do Norte não consta da lista de estados que pleiteavam empréstimos a organismos internacionais.
O empréstimo que o governo potiguar espera sentado foi contraído junto ao Banco do Brasil.