25/10/2015
Professor que acertou no Jornal da Noite/95 o tema da redação do ENEM, debateu o assunto em aulas do CEI Romualdo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Professor do CEI Romualdo, João Maria de Lima disse ao Blog agora que durante todo o ano trabalhou com seus alunos do 3º ano, dois temas que tomaram conta das decisões políticas deste ano: os empregados domésticos e a violência contra a mulher.
No primeiro caso, discutia nas aulas - também no Instituto Maria Auxiliadora e Henrique Castriciano, sobre a PEC dos Domésticos.
No segundo caso, levantou dois episódios: o do Metrô de São Paulo e o da propaganda da Skol no carnaval.
"Na verdade eu me sinto muito feliz porque a mulher foi um tema que eu apostei muito durante as minhas aulas. Desde março eu comecei a debater em sala de aula a importância da mulher na sociedade. Eu debati a lei do Feminicídio", disse João Maria ao Blog, lembrando a pesquisa do IPEA combatida em suas aulas, que dizia que o comportamento das mulheres influenciava o estupro, e a campanha da Skol que dizia que as mulheres deveriam deixar o "Não" em casa.
No último dia 18, no Aulão Classe A, proferida no Hotel Holiday Inn, aberta para estudantes de escolas privadas e públicas, o professor João Maria debateu exatamente o tema da redação.
"Estou feliz porque discuti o tema para todas as pessoas. Dos mais simples aos de classes mais altas", disse João Maria ao Blog, lembrando que no dia 11, quando proferiu o aulão transmitido pela TV Assembleia, também falou do tema Mulher, mas sem especificar a violência como no aulão do dia 18.
Na entrevista que deu ao Jornal da Noite da 95FM, na sexta-feira - entrevista que levei falta por estar viajando - a jornalista Juliana Celli lembrou que o professor João Maria já tinha acertado o tema da redação do ano passado, trabalhando a "publicidade infantil" nas turmas de 3º ano do CEI Romualdo, e perguntou qual tema ele apostaria para a redação do ENEM deste ano.
Na lata João Maria respondeu: ou a PEC dos empregados domésticos ou a violência contra a mulher.
Em cheio!