#JornalismoSemFakeNews

21 de julho de 2016 às 10:32

Transporte Cidadão será sancionado pelo governador antes de iniciar licitação para operacionalização das linhas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei que cria o programa Transporte Cidadão, já está na mesa do governador Robinson Faria para ser sancionado.

A próxima etapa será a licitação para contratação das empresas que vão operacionalizar o serviço.

O programa, que terá gestão compartilhada entre a Secretaria de Assistência Social (Sethas-RN) e o DER, garantirá o transporte gratuito para a população de baixa renda que necessita se locomover para ter acesso a serviços públicos essenciais como atendimentos em hospitais, por exemplo.

Segundo a secretária Julianne Faria, o Transporte Cidadão será operacionalizado através de linhas circulares de ônibus de grande porte, com itinerários previamente planejados e identificados que ligarão pontos localizados em municípios da Região Metropolitana de Natal, com paradas na Central do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Onofre Lopes.

Vale lembrar que o Transporte Cidadão não irá concorrer com as empresas permissionárias de transporte público de passageiros urbanos e intermunicipais. O serviço será subsidiado pelo Estado e ofertado gratuitamente para as pessoas comprovadamente desempregadas cadastradas no Sine-RN, gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e acompanhantes, idosos a partir de 60 anos e beneficiários do Bolsa Família.

“Um dos pontos mais interessantes do programa é que ele não vai onerar o Tesouro Estadual porque será sustentado pela arrecadação do R$ 1 que a população paga para almoçar nos Restaurantes Populares. Ou seja, estamos devolvendo o dinheiro à população mais carente por meio desse novo programa”, destacou Julianne Faria.

As saídas dos ônibus nos pontos de origem ocorrerão sempre às 6h, com retorno programado para às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Inicialmente, o Transporte Cidadão será implantado nos seguintes corredores específicos:

Ceará-Mirim / Natal

Maxaranguape / Extremoz / Natal

Macaíba / Natal

Goianinha / São José de Mipibu / Natal

Monte Alegre / Natal

Ielmo Marinho / Macaíba / Natal

Vera Cruz / Natal

São Gonçalo do Amarante / Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.