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05/11/2017





Redação: Para professor, MEC não pode cobrar de jovens, intervenções sobre temática que nem ele tem

O tema da redação do Enem - “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” vai dar muito o que falar e já promete ser a polêmica nos próximos dias em todo o país. O professor natalense João Maria de Lima, especialista em redações e coordenador do projeto Conexão Enem, da Assembleia Legislativa, se pronunciou no twitter: Ao Blog, o professor confessou que “detestou” o tema. “Detestei não por ser um tema entre os mais previstos, mas porque é um tema difícil, poucas Secretarias de Educação no Brasil tem políticas públicas voltadas para surdos, então é um assunto que ainda não está muito discurido pelos órgãos que devem discutir”, questionou o professor surpreso com o tema em pauta. “Se nós tivéssemos políticas públicas já implantadas para os surdos no Brasil de um modo geral, tudo bem, esse tema poderia ser pertinente para se discutir. Agora o MEC (Ministério da Educação) não pode querer que um estudante, em sua maioria jovem, de ensino médio, dêem intervenções sobre uma temática que praticamente nem ele tem. É jogar a responsabilidade para o estudante, então, nesse sentido, o tema foi uma surpresa desagradável. Poderia ter sido um tema que surpreendesse, mas um tema melhor para o aluno falar, infelizmente não foi”, relatou o professor. “É diferente da violência contra a mulher, que já há políticas públicas, e esse é um assunto que, praticamente, não tem política pública”, afirmou. “A linguagem de libras já é lei mas precisa ser amplamente divulgada. Não dá para, de repente, pedir que todo mundo saiba falar sobre o assunto”, concluiu João Maria. Além da entrevista exclusiva ao Blog, o professor divulgou um vídeo falando sobre o polêmico tema da redação do Enem.

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