Thaisa Galvão

4 de abril de 2019 às 9:38

Brunninha: Quadro de saúde depois do transplante é ‘muito grave’ [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do G1-Pernambuco

 

Menina do RN que esperava transplante ganha novo coração no Recife

Brunna Silveira Lopes foi transferida para a capital pernambucana, na quarta-feira (3), em um avião da FAB, e passou por cirurgia na madrugada desta quinta (4), no Imip

 

A garota Brunna Silveira Lopes, de 7 anos, passou por um transplante de coração, na madrugada desta quinta-feira (4), no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife. Na quarta-feira (3), ela foi transferida do Rio Grande do Norte, onde mora com a família, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A operação de transferência de Bruna mobilizou 20 profissionais de instituições de saúde, bem como policiais militares e rodoviários federais, e contou com o apoio de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel.

Vítima de uma cardiopatia grave, a garota é mantida viva com a utilização de aparelhos, inclusive um coração artificial. A menina passou por outras três cirurgias, sendo duas nos últimos 15 dias.

Por meio de nota, o Imip informou, na manhã desta quinta, que o coração compatível foi doado na noite de quarta. “No momento, a paciente encontra-se na UTI em estado muito grave”, disse a unidade de saúde.

O Imip informou, ainda, que Brunna foi acolhida pela unidade, depois de o centro de saúde ser acionado pelo Sistema Nacional de Transplantes. Ela entrou na lista de prioridade máxima para doação de coração.

Na quarta-feira, horas antes de o coração compatível ser encontrado, o médico Fernando Augusto Figueira, do Imip, fez um apelo para que as famílias tomem conhecimento sobre a importância da doação de órgãos.

“Para que surjam órgãos compatíveis, é preciso que ocorra a conscientização das famílias de pessoas que morreram e que podem fazer essa doação”, afirmou.

*

Leia a nota emitida pelo hospital onde foi realizado o transplante:

 

NOTA À IMPRENSA

A direção do IMIP informa que, após ser acionada pelo Sistema Nacional de Transplante,  a Instituição  acolheu na tarde desta quarta-feira (03), a menor B.L.B., de 7 anos, oriunda de Natal – RN, portadora de uma cardiopatia grave, e com indicação para transplante de coração.

Após surgir um coração compatível na noite desta quarta, a equipe realizou o transplante na criança durante a madrugada. No momento, a paciente encontra-se na UTI em estado muito grave.

ASCOM IMIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.