Thaisa Galvão

11 de fevereiro de 2020 às 6:43

Amizade de Bolsonaro com Trump não impede governo americano de retirar o Brasil da lista de países em desenvolvimento [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Brasil sendo Brasil.

Não deu em nada a “amizade” do presidente Jair Bolsonaro com o coleguinha americano Donald Trump.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos (EUA) publicou uma nota nesta segunda-feira (10) informando que retirou o Brasil da lista de países em desenvolvimento.

A decisão do governo americano pode restringir benefícios comerciais concedidos às nações que estão nessa categoria.

Em nota oficial, o governo dos EUA destacou que não considerou indicadores de desenvolvimento social, como taxas de mortalidade infantil, analfabetismo e expectativa de vida ao nascer, como base para mudar o status de 19 países, entre eles o Brasil.

A nota diz ainda que a decisão leva em conta “fatores econômicos, comerciais e outros, como o nível de desenvolvimento de um país e a participação de um país no comércio mundial.”

O governo americano ressaltou que a decisão foi motivada por pedidos de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em março de 2019, Bolsonaro viajou a Washington para pedir a Trump apoio à entrada do Brasil na OCDE.

Em troca, o presidente dos EUA disse que o país teria que “abrir mão” do tratamento preferencial na Organização Mundial do Comércio (OMC).

*Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*