Thaisa Galvão

6 de maio de 2020 às 17:44

“Planta Natal” garante plantio de quase 600 mudas em abril [0] Comentários | Deixe seu comentário.


O programa Planta Natal espalhou pela capital potiguar 583 novas mudas de árvores no último mês, entre os dias 30 de março e 29 de abril. A Prefeitura de Natal já ultrapassou a marca de 4.000 novas mudas. O objetivo da gestão é plantar 20 mil espécies vegetais nativas no município.

As espécies plantadas no último mês são Aroeira, Pata de Vaca, Oiti, Craibeira, Palmeira Rubra, Graviola, Umbu Cajá, Ipês, Jucás. Os plantios ocorreram em diversas áreas da cidade e estão avançando por todas as regiões, sobretudo, nos principais corredores urbanos. A avenida Hermes da Fonseca recebeu o plantio mais recente.

As equipes também já fizeram o trabalho de ampliação da área verde de Natal na BR-101, Conjunto Leningrado, Bairro Guarapes, Cidade da Esperança, Avenida Roberto Freire, Bairro Nazaré. Além do serviço de plantio, o programa também realizou a demarcação das mudas com pneus nas áreas verdes para facilitar a manutenção, lembrando que todos os pneus já possuem furos para evitar o acúmulo de água e evitar a proliferação de mosquitos transmissores de arboviroses; Também implementou a instalação de Garajaus e tutores (que são estruturas utilizadas para proteger as mudas em seus estágios iniciais de crescimento).

“Essa é uma marca bem expressiva que nos deixa muito satisfeitos. Natal só tem a ganhar com essa política ambiental. São ganhos estéticos para a cidade e ganhos em saúde para a população, já que a ampliação do número de árvores diminui a poluição, contribui para a melhoria do ar respirado pelos cidadãos e minimiza o impacto da radiação solar”, destaca a Diretora do Departamento de Ação Sócio-Ambiental da Semurb, Danielle Mafra, coordenadora do programa.

Os pneus e os materiais utilizados nesse preparo foram doados e repassados pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana); pela própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e pela Cooperativa Cocamar.

A sociedade civil também pode contribuir para o Planta Natal avançar ainda mais. A participação pode ser na questão da adoção de áreas verdes, quando o cidadão ou empresas podem procurar a Prefeitura para ficarem responsáveis pelos cuidados das áreas que receberam o plantio, bem como quem tiver interesse pode ajudar com a doação de garajaus e tutores.

“Nesse caso, a população pode descartar os cabos de vassoura de forma separada do restante dos resíduos domésticos que as equipes da Urbana já estão orientadas a recolher esse material e repassar para o Planta Natal”, aponta Danielle Mafra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.