19/11/2020
Operação que envolve ex-deputado do Ceará em esquema de lavagem de dinheiro incluindo empresas de energia eólica cumpriu mandado em Mossoró
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
A Polícia Federal cumpriu mandado em Mossoró, uma das cidades onde há envolvidos em atos que originaram a operação Km Livre.
Os mandados fazem parte da segunda fase da Operação Km Livre e ocorrem em Fortaleza, Caucaia e Russas, no Ceará; em Mossoró, no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.
O alvo número 1 é um ex-deputado cearense que a Polícia Federal preserva o nome, porém, na primeira fase da mesma operação, ainda em 2016, foram apreendidos R$ 6 milhões em dinheiro vivo no cofre de uma empresa ligada ao então deputado Adail Carneiro.
Resta saber qual a ligação do esquema criminoso desvendado no Ceará com a cidade de Mossoró.
Segundo reportagem do Diário do Nordeste, há fortes evidências, segundo a polícia, de lavagem de dinheiro ilícito por meio da aquisição clandestina de corretoras de valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda estratégica de operadores do mercado financeiro.
A polícia afirmou ainda que existem indícios da participação de agentes públicos nos crimes investigados.
Assim como aconteceu na primeira fase, os policiais flagraram e apreenderam hoje, grande quantidade de dinheiro em espécie, com suspeita de lavagem de dinheiro, ocultado na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima, em Fortaleza.