08/06/2021
Ministério da Saúde atende Frente de Prefeitos e autoriza vacinação por idade paralela a grupos de risco
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Da CNN Brasil:

A partir de uma demanda da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Ministério da Saúde decidiu rever o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e autorizou que estados e municípios passem a vacinar a população não só por grupos de risco, mas também por idade.
De acordo com Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, "a opção por faixa etária, começando dos 59 e indo até os 18 de forma decrescente, é a opção mais democrática, mais justa, menos burocrática e que deixa o sistema mais imune à venda de atestados, fraudes, etc". Segundo Perre, em um país de dimensões continentais como o Brasil, diversos municípios já haviam imunizado toda a população com comorbidades e ainda não tinham autorização para vacinar por idade. Agora, a fila da vacina pode avançar.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira fala sobre o início da vacinação por faixa etária no país e explica as consequências dessa mudança na fila da vacina. A epidemiologista Carla Domingues, ex-coordenadora do Plano Nacional de Imunizações, comenta o assunto e fala sobre o acréscimo de novos grupos prioritários em alguns estados. Também participa do episódio o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.