29/06/2021
Potigás: como trocar o caro botijão pelo gás canalizado
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Com os frequentes resjustes nos preços do gás de cozinha, a Potigás tem aumentado cada vez mais a clientela em busca do gás canalizado.
Mais de mil e 500 clientes foram interligados à rede de gasodutos da Potigás nos primeiros cinco meses de 2021. Esse incremento no número de usuários fez com que a concessionária estadual atingisse, em abril, a marca de 30 mil clientes atendidos nos segmentos comercial, residencial, industrial e veicular.
A Potigás tem investido na ampliação da rede de gasodutos, o que tem gsrantido o crescimento.
Mesmo no cenário de pandemia, a Potigás investiu mais de R$ 5 milhões na extensão da rede de gasodutos em 2020, ampliando em mais de 17 mil metros, beneficiando a Grande Natal e Mossoró.
Atualmente são mais de 460 mil metros de extensão de rede em Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Goianinha, atendendo a condomínios, academias, bares, cafeterias, churrascarias, escolas, hospitais, hotéis, laboratórios, lanchonetes, lavanderias, padarias, pizzarias, restaurantes, shoppings, supermercados...
Além de ter um combustível mais barato do que os outros, a Potigás trabalha para adquirir o gás natural a preços ainda mais competitivos.
A diretora presidente da Potigás, Larissa Dantas explica que o contrato com a Petrobras, supridora atual da concessionária, vence em janeiro de 2022 e a Companhia já negocia com duas empresas que foram habilitadas em uma chamada pública para aquisição de gás.
“O acesso à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) em Guamaré já foi liberado através de uma negociação liderada pelo Governo do Estado e nossa expectativa é comprar o gás natural de produtores locais a preços mais baixos, beneficiando diretamente o consumidor final”, explica Larissa.
O gás natural é mais prático porque chega aos usuários durante as 24 horas do dia, sem necessidade de estocagem em cilindros e transporte em caminhões, o que significa mais segurança energética para os estabelecimentos.
USO COMERCIAL
Estabelecimentos comerciais diversos podem utilizar o gás natural canalizado em aplicações como fritadeiras, máquinas de absorção, caldeiras, fornos, fogões, aquecedores de água, geradores de energia elétrica, ar-condicionado e refrigeradores com motores a gás.
USO RESIDENCIAL
Nos condomínios, o gás pode ser utilizado tanto nos apartamentos como na área de lazer. Nas unidades residenciais, seu uso vai desde a cozinha, com a cocção de alimentos, até o banheiro e área de serviço, com o aquecimento da água. Já na área de lazer, pode ser o combustível de churrasqueiras e ainda aquecer piscina e sauna.
USO VEICULAR
A Potigás atende 51 postos que comercializam o Gás Natural Veicular (GNV) para uma frota de quase 51 mil veículos no Rio Grande do Norte.
USO INDUSTRIAL
O gás natural pode substituir os combustíveis nas indústrias dos mais diversos segmentos. Pelo seu grau de pureza, controle de pressão e regulagem da chama, é um diferencial competitivo e determina a qualidade final dos produtos.