25/07/2021
Declaração machista e contextualizada do senador Styvenson provocou reações da mídia nacional, da sociedade e de mulheres da política
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Repercutiu na mídia nacional a declaração machista do senador Styvenson Valentim durante uma live na manhã do sábado.
Em uma conversa com um motorista de transporte por aplicativo, que falava sobre um crime envolvendo um motorista, o senador relembrou que já tinha falado sobre o assunto em uma entrevista de rádio…e disse não saber o que a mulher, no município de Santo Antônio, havia feito para “merecer”levar um “tapas bons” na cara…
Mal a live terminou, a declaração machista já havia ganhado o mundo…
Veja a notícia publicada na coluna de Guilherme Amado, no portal Metropoles.


Ao comentar o caso de uma mulher agredida por um policial, o senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, insinuou que as atitudes da vítima podem ter feito que ela merecesse apanhar.
“Pelo vídeo, estou vendo que ele está dando dois tapas na mulher. Uns tapas bons. Mas sei lá o que essa mulher fez para merecer dois tapas. Será que ela estava calada, rezando o pai nosso? Eu não sei. Eu não sei”, disse o senador em um vídeo numa rede social.
O caso mencionado pelo senador é que uma mulher com uma criança de colo aparece sendo agredida por um policial no interior do Rio Grande do Norte. O vídeo, sem data confirmada, viralizou nas redes sociais na semana passada. A Polícia Militar afirmou ter aberto uma sindicância para apurar a agressão.
Abaixo o vídeo que se espalhou nas redes sociais e que também foi postado pelo colunista.
https://youtu.be/NLzjcpDhZrs
*
Em outra live, depois da repercussão negativa sobre a declaração machista, o senador disse que a frase dita por ele foi tirada de contexto, lembrando que havia falado sobre o assunto em uma entrevista de rádio, e criticou quem salvou a live dele - ao vivo em instagram aberto.
Porém, uma coisa foi uma coisa e outra coisa foi outra coisa.
A entrevista não tem nada a ver com a declaração da live.
Aliás, até mesmo o caso ocorrido no interior, onde uma mulher apanhou de um policial, passa a não ser a discussão central em torno da live do senador.
O que se discutiu na live foi a declaração machista, que poderia ter como alvo a mulher que apanhou do policial ou qualquer outra que tenha apanhado de um ‘homem’.
O que repercutiu, na realidade, não foi a posição do senador especificamente sobre esta mulher, mas sobre todas as mulheres.
E o comentário, com começo, meio e fim, não foi descontextualizado de nada.
Na nova postagem do senador, os seguidores criticaram mais do que apoiaram.

*
Mulheres da política rechaçaram a fala do senador.
Entre elas, o vereador Felipe Alves também fez manifestação pública.
Algumas mulheres da política potiguar…se calaram.







O grupo feminista da UFRN emitiu nota de repúdio.
