#JornalismoSemFakeNews

11/11/2021





Boi Calemba e Congos de Combate se tornam patrimônio cultural imaterial de São Gonçalo do Amarante

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Dois dos mais tradicionais grupos culturais de São Gonçalo do Amarante foram reconhecidos oficialmente como patrimônio cultural imaterial do município: o centenário Boi Calemba Pintadinho, do mestre Dedé Verissimo, e o Congos de Combate, de Santo Antônio do Potengi.

As leis 1.959 e 1.960 foram sancionadas pelo prefeito Paulinho Emídio, após aprovação da Câmara e publicação no Jornal Oficial do Município (JOM), nesta quarta-feira (10).

“A cidade Berço da Cultura Popular do Rio Grande do Norte da mais um passo para perpetuar esses grupos, que fazem parte da história e identidade de São Gonçalo do Amarante”, destaca Abel Neto, presidente da Fundação Cultural Dona Militana.

Em São Gonçalo do Amarante-RN, o Grupo Boi Calemba Pintadinho é um dos grupos mais tradicionais do Rio Grande do Norte, com mais de 100 anos de existência.

Já o “Congos de Guerra” é um grupo folclórico de Santo Antônio do Potengi, remanescentes dos antigos Congos de Saiote, também do município, e contam a história de uma batalha entre as hostes guerreiras de dois soberanos africanos, o rei Henrique Cariongo e sua famosa irmã, a rainha Ginga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorNovembro 2021Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    31123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    2829301234
    567891011

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.