27/05/2022
Brasmarket: Instituto que família Bolsonaro confia registra pesquisa no RN, questiona eleitor sobre governo Fátima e exclui pergunta sobre gestão federal para poupar presidente
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Causa estranheza o questionário de uma pesquisa registrada na justiça eleitoral sob número BR-09104/202, para ser divulgada no dia 1º de junho, com dados sobre as eleições no Rio Grande do Norte.
O que foi mais estranho?
A questão abaixo:
O Sr(a) aprova ou desaprova a administração da Governadora Fátima Bezerra?
O estranho é que o questionário não traz a mesma pergunta em relação ao governo Bolsonaro, que todo mundo sabe que todo mundo sabe, que é pra lá de rejeitado em toda a região Nordeste.
Palhaçada.
Mas explicável: o Brasmarket, que não é filiado à Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas (Abep) nem fez levantamentos nas últimas campanhas eleitorais, conforme os registros do TSE, é um dos poucos institutos que a família Bolsonaro confia.
O instituto confiável só registrou duas pesquisas agora em 2022, esta do Rio Grande do Norte e outra em Goiás, onde o questionário não exclui, assim descaradamente como no Rio Grande do Norte, a pergunta sobre a gestão de Bolsonaro.
Outro detalhe que explica porque o Brasmarket só quer avaliar a gestão de Fátima, poupando a gestão Bolsonaro, totalmente rejeitada no Nordeste:
Em dezembro do ano passado, quando todos os institutos já mostravam a tendência de liderança do ex-presidente Lula, o Brasmarket mostrou Jair Bolsonaro à frente na corrida ao Palácio do Planalto, até na na região Nordeste.
A intenção era manter o bolsonarismo mobilizado.
O que deve ser a função dessa pesquisa no Rio Grande do Norte: manter o bolsonarismo confiante, independente dos números serem fakes ou confiáveis, e imprimir na sociedade a peça de marketing que diz que a pré-candidatura do ex-vice-governador Fábio Dantas ao governo, “sobe igual a um foguete”.
A intenção também é apontar uma liderança do pré-candidato a senador Rogério Marinho, e desqualificar, em números, a pré-candidatura do deputado Rafael Motta ao Senado. Motta, recém anunciado na disputa para o Senado, tem sido a maior ameaça a Rogério.
Depois da divulgação da pesquisa Brasmarket, apontando liderança folgada de Bolsonaro sobre Lula, o senador Flávio Bolsonaro deu entrevista à revista Veja dizendo que “a família presidencial só acredita, por enquanto, nessa sondagem”, publicou a Veja.
No Rio Grande do Norte, a pesquisa feita pelo instituto que Bolsonaro confia, foi registrada no dia 26, data do início das 800 entrevistas que se encerrarão no dia 30 de maio.