29/08/2022
Criador do histórico jingle que marcou vida política de Lula compõe “Coragem de ser feliz” para a candidata Samanda Alves
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O compositor potiguar Hilton Acioli, que assinou o jingle que fez história na vida política do ex-presidente Lula, o “Sem Medo de Ser Feliz”, lançado nas eleições de 1989 com as vozes de Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan, volta repaginado agora em 2022.
O jingle marcou a história política de Lula e do PT, e a memória afetiva de militantes e simpatizantes.
A versão atualizada na realidade são duas, uma protagonizada por artistas como a cantora Pablo Vittar, Chico César e Duda Beat, e a outra regionalizada, com artistas nordestinos como a potiguar Cida Lobo e o próprio Hilton Acioli.
Mas Acioli também fez uma versão personalizada para a candidata a deputada federal Samanda Alves (PT), intitulada “Coragem de ser feliz”.
A ideia de convidar o autor do jingle mais famoso da história política brasileira, segundo Samaanda, que disputa uma eleição pela primeira vez, se deu pela semelhança do período atual com 1989: “Aquela era a primeira eleição pós redemocratização. Foi o ano em que, pela primeira vez desde 1960, os brasileiros voltaram a escolher pelo voto direto o presidente da República. Hoje estamos diante da eleição das nossas vidas, com a oportunidade de tirar pelo voto, o país das garras do autoritarismo”, afirmou a candidata.
"Temos uma batalha dura com um adversário disposto a vencer a qualquer custo, sem se importar em ultrapassar os limites de uma disputa política travada na esfera da democracia. Naquela época foi preciso defender eleições diretas, hoje temos de lutar por eleições livres e limpas, por democracia. Nosso povo vive dias difíceis com inflação e desemprego. O programa de Lula em 1989 vinha enfrentar justamente isso", refletiu Samanda.
“Hoje para mim tem esse clima de 1989 no ar, parece a mesma pressa que o Brasil tinha pra ter o país na mão das pessoas outra vez, pelo poder do voto. A tentativa de usurpar esse direito das pessoas tá bem presente agora, não é?”, questionou Hilton Acioli. “Gostei de conhecer a Samanda porque acredito e acho que devemos batalhar pro PT e o Lula terem uma grande bancada, pra que a gente consiga realmente reconstruir o país”, ressaltou o compositor.
“É preciso tirar essa tchurminha de gente enganadora que tá lá agora, grande parte a favor desse ‘presidemente’, e substituir por pessoas batalhadoras e sérias, gente do povo, como a Samanda. Vambora dar força e chance a quem representa de verdade os trabalhadores e trabalhadoras. Agora há uma grande chance pra isso acontecer. E que seja logo!”, convocou Acioli.
O clipe do jingle foi lançado nesta segunda-feira nas redes sociais da candidata.
Aqui um trechinho do trabalho de Acioli que pode ser visto na íntegra no instagram da candidata: @samandaalves
