31/08/2022
Astrônomo potiguar que já descobriu estrelas gêmeas do Sol, José Dias do Nascimento integra grupo que revelou novo planeta fora do sistema solar
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O astrônomo potiguar José Dias Nascimento, que já comandou estudos que descobriram estrelas irmãs gêmeas do sol, volta a brilhar no universo científico.
Professor Doutor da UFRN, ele integra um grupo de cientistas de todo o mundo qur descobriu um exoplaneta: um planeta fora do sistema solar e coberto de água.
Nascimento é destaque na imprensa.

Confira reportagem do Estadão:
Um planetafora do Sistema Solar, tecnicamente chamado de exoplaneta, coberto por água foi recentemente descoberto por um grupo de 41 astrofísicos que integram um núcleo de pesquisa internacional composto por representantes de diversos países, incluindo o Brasil.
Um dos que assinam a descoberta batizada de TOI-1452b é o professor José Dias do Nascimento, do Departamento de Física Teórica eExperimental da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN). Ele também atua como pesquisador do Center for Astrophysics, da Universidadede Harvard, nos Estados Unidos.
Também chamado de "superterra" ou "superoceano" em razão das suas características, o TOI-1452b está a 100 mil anos-luz de distância de onde vivemos.
Para o astrônomo brasileiros, descobertas como essas representam um importante passo no entendimento da diversidade cósmica e ensinam quão raro podem ser os parâmetros vitais encontrados aqui na Terra.
"O TOI-1452b é provavelmente um planeta rochoso como a Terra, mas seu raio, massa e densidade sugerem um mundo diferente do nosso" explica Nascimento.
*
Do Blog: Só repetindo o que costumo dizer a cada conquista do astrônomo potiguar, conhecido por amigos próximos pelo apelido de ‘Mosquito’.
Lá pelo ano de 1997, viajando pela Europa com a amiga jornalista Lúcia Matias - trabalhávamos juntas na TV Cabugi - passamos uma semana no apartamento de José Dias, em Toulouse, na França. À época ele pesquisava “estrelas sub gigantes”. Podemos dizer que acompanhamos desde o comecinho, o que transformou nosso amigo ‘Mosquito’ em autoridade mundial da Astronomia.