31/08/2022
Prefeitura de São Gonçalo encerra Agosto Lilás com palestras sobre violência contra mulher
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
A Prefeitura de São Gonçalo Amarante encerrou a programação do ‘Agosto Lilás’, mês de conscientização sobre a violência contra a mulher, com uma palestra da juíza Fátima Soares, coordenadora do CE-Mulher do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que abordou o tema “Violência doméstica e famíliar”, e explicou a origem do Agosto Lilás, os tipos de violência e os 16 anos da Lei Maria da Penha.
Titular da Secretaria de Assistência Social, Heide Bezerra falou dos projetos para ampliar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência em São Gonçalo, e o acolhimento prestado pelo município.
“Falar de violência contra a mulher não é uma tarefa fácil para nenhuma de nós. Porque é falar de dor, de injustiça, de crueldade. É falar de uma luta que antecede a vida de todas nós aqui presentes. Uma luta histórica”, destacou Heide.
De acordo com o delegado de São Gonçalo, Rafael Câmara, dos 550 inquéritos instaurados no município em 2021, entre 30 e 35% foram desse tipo de crime.
A promotora de justiça, Gilcilene da Costa, destacou o empoderamento feminino como agente de transformação para a quebra do ciclo da violência contra a mulher.
Encerrando os discursos, o prefeito Eraldo destacou o empenho da gestão no combate a violência contra a mulher, lembrando, mais uma vez, o quão necessário é “sair do discurso e ir para a prática”. Ele também ressaltou o papel do homem nessa corrente de apoio e proteção às mulheres. “Não podemos permitir nenhum tipo de violência contra as mulheres. O machismo na nossa sociedade é estrutural e está em todos os lugares e nós precisamos combate-lo”, concluiu.
