21/12/2022
Jornalista Vicente Serejo lança livro com crônicas sobre um filósofo melancólico do Beco da Lama
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O jornalista Vicente Serejo lança nesta quarta-feira (21), partir das 17h, no Têmis Clube Balcão Bar, na sede social do América da Rodrigues Alves, o livro 'Epigramas de Nino - O filósofo melancólico do Beco da Lama'.
Sobre o livro, quem escreveu foi a filha, jornalista Sylvia Serejo.
O texto de Sylvinha o Blog publica abaixo:
Novo livro de Vicente Serejo reúne o pensamento de Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama
Impassível em sua mesa, copo sempre ao alcance da mão, ele a tudo observa, invisível aos olhos dos que passam, desacompanhados ou em grupos apressados.
Implacável com tudo o que se passa no território profano do Beco da Lama e para além desse reduto boêmio do centro de Natal, ele reina, absoluto, com suas opiniões formadas sobre tudo e sobre todos.
Do alto de sua torre de observação, entre goles de cerveja gelada, uísque com algumas poucas pedras de gelo ou cachaça branca, o filósofo melancólico Nino registra tudo com sua língua ferina. Nada lhe escapa. De políticos a metidos a intelectual, de novos ricos vestindo roupas de marca falsificadas a mulheres de todos os tipos, formatos, classes sociais e opção sexual.
Taciturno, Nino é de muito olhar e pouca conversa. Do beco, cheio de história, estórias e personagens, que se espreme entre o comércio popular da avenida Rio Branco e a rua Vigário Bartolomeu, que um dia já abrigou, no começo do século passado, o recém-nascido América F.C., Nino é quem dá as cartas.
De quando em quando, destila seu humor mordaz em frases de efeito que mais lembram aforismos dos grandes pensadores e só a alguns poucos é dado o privilégio de ouvir e, principalmente, de anotá-las.
Há alguns anos, Vicente Serejo tornou-se interlocutor e uma espécie de escriba preferencial do filósofo, cujas pérolas são compartilhadas em sua coluna Cena Urbana, publicada diariamente no jornal Tribuna do Norte.
Cronista com mais de quatro décadas de cena, Serejo passou os últimos anos anotando as frases do pensador. Agora, ele reuniu suas anotações em livro, o que não fazia desde Canção da Noite Lilás, publicado em 2000.
Assim nasceu Epigramas de Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, publicação conjunta da Ciropédia Criação de Conteúdo e o Sebo Vermelho, que será autografada por Vicente Serejo e pelo próprio Nino nesta quarta-feira.
Apesar de anunciada, a presença do filósofo ainda é um mistério. “Nino prometeu que viria, mas conhecendo a figura, não se pode esperar nada dele. De repente, ele cisma e não aparece”, revelaSerejo, com quem o filósofo Nino conversa quase que diariamente.
Para o escritor Carlos Peixoto, que prefacia o livro, “Nino tem sido o tradutor das ambiguidades dos discursos políticos, o gozador das fatuidades do Itácio, o intérprete dos desejos, fraquezas e tudo o mais que é humano. A voz que clama no deserto do entendimento após a terceira dose de um bom uísque”.
Epigramas de Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama é um livro de cabeceira, alerta Ciro Pedroza, que organizou a edição, “para ser sorvido em goles mais longos e demorados, nas horas calmas do dia e no silêncio das noites insones”.
O livro tem capa e projeto gráfico do designer e fotógrafo Diogo Freitas. E, aos mais ansiosos, avisam os editores, o novo livro de Vicente Serejo já está disponível na Cooperativa do Campus, Banca do Atheneu e nos sebos Cata Livros, Gajeiro Curió, Lisboa, Urubu e Vermelho, ao preço de R$ 30,00.
No lançamento tem promoção: dois livros a R$ 50,00.