31/12/2022
2023 vai começar com previsão de mudança na Femurn e candidato que surge como consenso é o prefeito de Lagoa Nova Luciano Santos
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma chapa eclética com representantes de todas as regiões do Estado vem sendo construída para montar o novo comando da Federação dos Municípios do RN.
O prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos (MDB), já faz contatos na tentativa de unir os municípios como nome de consenso para presidir a Federação.
Em uma carta, Luciano Santos vai apresentar metas e eixos para desenvolver um planejamento de trabalho no biênio 2023/2024 na Femurn, que reúne hoje quase todos os municípios do Rio Grande do Norte.
"Vamos propor uma Femurn itinerante, para atender seus municípios nas suas respectivas regiões, possibilitando assim, melhor relacionamento e debate. Vamos criar um Conselho Político Regional, com representantes de todas as regiões do Estado", frisa.
Outra ideia da chapa que vem sendo costurada é efetivar a Escola dos Municípios. A intenção é auxiliar os entes na capacitação e treinamentos dos agentes públicos para melhor execução dos seus serviços. "Por exemplo, entra uma nova administração em um município e os novos
secretários e administradores, até estarem totalmente cientes de suas atribuições,
demoram cerca de seis meses a um ano. Os famosos 100 dias. Nossa ideia é treinar os novos entrantes para ao tomarem posse, já estarem totalmente cientes de suas atribuições, principalmente nos pequenos e médios municípios", afirmou Luciano.
Além desses projetos, a ideia da nova direção da Femurn é desenvolver intercâmbios regionais, a defesa da reforma tributária pró-municípios.
"Todos reclamam da carga tributária e buscam um novo pacto federativo de verdade. As coisas não acontecem como deveriam, nosso imposto pessoal é regressivo, ele penaliza quem é mais pobre, porque se concentra sobre o consumo. Precisamos fazer com que essa conta seja igualitária, com todos contribuindo sem penalizar ninguém afinal, menos é mais", exemplifica o futuro presidente da Femurn.
"Nosso estado tem, em alguns municípios, níveis de IDH abaixo do que deveria ser. O problema é que falta aos entes, planos de desenvolvimento que possam utilizar os arranjos produtivos locais em benefício da sua população. Nossa proposta é ter parceiros para ajudar o desenvolvimento local. Por exemplo: as universidades, o Instituto Federal, a FIERN, a FECOMERCIO, todo o sistema “S” e, em especial, o parceiro SEBRAE que com certeza, ajudarão nesse trabalho".
Luciano conta com apoio da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Walter Alves.