12/01/2023
Governadora Fátima Bezerra dá posse a secretários para o segundo mandato
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Em discurso na solenidade de posse do primeiro escalão do seu secretariado, a governadora Fátima Bezerra defende democracia e fixou prioridades para a segunda gestão.
“Hoje damos início a um novo ciclo. Uma gestão de continuidade, mas não de mesmice".
A cerimônia nesta quinta-feira (12) aconteceu no Centro de Convenções de Natal e contou com a presença do vice-governador Walter Alves, chefes de Poderes, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e prefeitas, entre outras autoridades.
“Foi através do trabalho, da competência, da dedicação, do espírito público de cada um e cada uma da equipe que conseguimos merecer a confiança do povo potiguar para mais uma jornada, dessa vez com Lula presidente”, disse a governadora.
Das 21 pastas que compõem o primeiro escalão, permanecem desde a primeira gestão 17 nomes.
Continuarão à frente de suas pastas Raimundo Alves (Gabinete Civil), Carlos Eduardo Xavier (SET), Aldemir Freire (Seplan), Coronel Araújo (Segurança), Íris Oliveira (SETHAS), Gustavo Coelho (SIN), Alexandre Lima (Sedraf), Jaime Calado (Sedec), Cipriano Maia (Sesap), Ana Maria Costa (Setur), Guilherme Saldanha (SAPE) e Daniel Cabral (Comunicação).
Socorro Batista, Virgínia Ferreira e Pedro Lopes também permanecerão na gestão, mas agora nas Secretarias de Educação, de Gestão de Projetos Especiais, e de Administração, respectivamente. E Antenor Roberto, vice de Fátima na primeira gestão, assume a Procuradoria-Geral do Estado, e Luciana Daltro de Castro Pádua Bezerra assume a Controladoria Geral do Estado (Control).
Os novos secretários são Paulo Varela Neto (SEMARN), Olga Aguiar (SEMJIDH), Mary Land Brito (Secretaria Extraordinária da Cultura) e Helton Edi Xavier da Silva (SEAP).
“Sou grata à equipe que montei e que atravessou comigo os anos mais difíceis das nossas vidas. Um secretariado de perfil técnico e sensibilidade social, traços que se mantêm na equipe que empossamos hoje, de quem vou exigir ainda mais dedicação e compromisso na tarefa de servir ao povo do Rio Grande do Norte”, ressaltou a governadora, afirmando que dobrou a participação de mulheres, passando de 4 para 8 no primeiro escalão.
“Os dois maiores orçamentos do Estado que são da Saúde e da Educação estarão sob o comando de mulheres. Isso não é simbolismo, é compromisso, reconhecimento e coerência”, avaliou a governadora, lembrando que a atual adjunta Lyane Ramalho assumirá a pasta da Saúde em abril.
No discurso em que fez um balanço do primeiro governo e adiantou ações para o segundo, Fátima destacou o papel que o vice-governador Walter Alves terá no governo “pela experiência que tem, já tendo exercido, assim como eu, os cargos de deputado estadual e deputado federal, nesse contexto de união do campo democrático para resgatar a cidadania do povo brasileiro. Juntos, e com essa equipe de excelência, temos a missão de fazer o melhor governo da história do RN”.
Walter agradeceu ao povo do Rio Grande do Norte e à governadora Fátima Bezerra “pela confiança depositada no nosso trabalho e no nosso partido, o MDB, para construir essa parceria”, ressaltando que a união vitoriosa “tem um único e inegociável objetivo: o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no Rio Grande do Norte”.
“Com trabalho, honestidade, seriedade e eficiência, a administração Fátima Bezerra conseguiu recolocar o Estado em um patamar no qual novamente, podemos voltar a pensar em grandes obras e investimentos. O dever de casa foi feito. E aprovado”, concluiu o vice-governador.
Participaram da solenidade o desembargador Expedito Ferreira, representando o TJRN; senador Jean-Paul Prates; deputados federais Rafael Mota, Natália Bonavides e Fernando Mineiro; deputados estaduais George Soares, Ubaldo Fernandes, Raimundo Fernandes, Isolda Dantas, Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues, Francisco do PT, Luiz Eduardo, Divaneide Basílio; e os vereadores Brisa Bracchi, Daniel Valença, Júlia Arruda, Robério Paulino, Ana Paula, Milklei Leite e Luciano Nascimento.
De prefeitos estiveram presentes Mariana Almeida (Pau dos Ferros), Salomão Gurgel (Janduís), Rivelino Câmara (Patu), Joaquim de Medeirinho (Cruzeta), Bibi de Nenca (Campo Grande), Anibal Pereira (São João do Sabugi), Amazan (Jardim do Seridó), Genilson Maia (São Fernando), Ranieri Câmara (Santa Maria), João Gomes (Brejinho), Odon Júnior (Currais Novos), Luzimar Porfírio (São Francisco do Oeste), Dr. Tiago (Parelhas), Artur Teixeira (Guamaré), Marina Dias (Jandaíra), Alexandre (Pedro Avelino), Maria José (Martins), Maria Helena (Olho D’água do Borges), Raimundo Pezão (Umarizal), Inácio Macedo (Tenente Laurentino), Eraldo Paiva (São Gonçalo do Amarante), Jacinto Carvalho (Severiano Melo), Ronaldo (Água Nova), Josiani (Paraná), Edna Lemos (Pedro Velho), Iogo Queiroz (Jucurutu), Tututa (Luiz Gomes), Jane Maria (São Vicente), Emídio Júnior (Macaíba), Dário do Sindicato (Santo Antônio), e Júlio César (Ceará-Mirim).