23/01/2023
Mydia Gurgel: potiguar responsável por cuidados com indígenas no Ministério da Saúde não se pronunciou sobre atrocidades do governo Bolsonaro com os Yanomamis
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O deputado federal João Maia virou alvo do dia.
Tudo porque indicou a dentista Midya Hemilly Gurgel de Souza Targino para um cargo no Ministério da Saúde.
Mydia, que foi casada com um sobrinho de Shirley, prefeita de Messias Targino e esposa de João Maia, deixou a Secretaria de Saúde de Messias Targino e foi ser superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, passando depois para um cargo ligado ao SUS na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, em Brasília. Em julho passado, já dentro do Ministério da Saúde, foi remanejada, sem interferência de João Maia, para uma diretoria do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Mydia passou 6 meses no setor que deveria prestar atendimento aos índios.
Se não poderia ter solucionado em 6 meses um problema que se arrastava há 3 anos e meio, poderia ter denunciado.
Como responsável por um setor do Ministério, tinha que dar conta das atribuições. E mais uma vez, se havia impedimento superior para os cuidados com os povos indígenas, teria dois caminhos: ou abrir a boca ou abrir mão do cargo, caso contrário, seria conivente.
Ela era um cargo comissionado e respondia ao Ministério da Saúde, e nao a João Maia.
Sem querer fazer defesa do deputado, mas qualquer servidor que tenha sido indicado seja lá por quem, tem obrigação de dar conta do seu trabalho e prestar contas a seus superiores. Nunca a quem lhe indicou.
Já pensou um deputado indicando um secretário de Estado e tendo que dar conta do que faz um funcionário do terceiro escalão?
E se um funcionário de terceiro escalão se perder em algum ponto de sua função, a governadora vai botar a culpa no deputado que indicou?
Não entendi o porquê do deputado João Maia virar o alvo, e não a própria servidora.
Se alguém tem que explicar, é a servidora Midya Hemilly Gurgel de Souza Targino, responsável pelos seus atos no cargo que assumiu no governo federal.
Se o Ministério da Saúde não quis cuidar dos povos indígenas, a culpa pode até ser do PL. Mas de qual filiado? O deputado João Maia ou o ex-presidente Jair Bolsonaro?
A jornalista Juliana Celli, que levantou o assunto, tentou contato com Mydia, mas não conseguiu.