15/06/2023
Carlos Eduardo tem que fazer lobby no TCE para derrubar pareceres de Carlos Thompson e Adélia Sales e viabilizar sua candidatura a prefeito
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, vai ter que fazer muito lobby pelos corredores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte para poder começar a viabilizar sua candidatura para ser prefeito de Natal pela quinta vez.
Na terça-feira (13) a conselheira Adélia Sales deu parecer pela reprovação das contas do exercício de 2015 da terceira gestão de Carlos.
Por enquanto um parecer, já que a aprovação ou reprovação cabe mesmo à Câmara Municipal onde a relação de Carlos prefeito com os vereadores sempre foi péssima.
Em abril foi o conselheiro Carlos Thompson, como relator, que deu parecer pela reprovação das contas do exercício de 2016, também no terceiro mandato de Carlos como prefeito de Natal.
Aos dois pareceres, cabem recurso junto ao Pleno da Corte, e é aí onde o ex-prefeito vai ter que fazer lobby.
Já foi visto pelos corredores do Tribunal.
Vai recorrer do parecer de Adélia , claro, como já deve estar recorrendo do parecer de Thompson.
Resta saber onde os demais conselheiros da Corte de Contas vão encontrar falhas nos relatórios, tanto de Carlos Thompson quanto de Adélia Sales, considerados seríssimos, para derrubar, de uma vez só, as teses de que as contas de 2015 e 2016 tem que ser reprovadas.
Se não conseguir derrubar o que relatou Thompson ou o que relatou Adélia, as contas de Carlos terão que passar pelo crivo dos vereadores, que se optarem pela desaprovação, tornarão Carlos Eduardo Alves inelegível.
Vale repetir que Carlos e vereadores de Natal nunca tiveram liga.
Em 2012, quando estava sem mandato mas brigava para a Câmara aprovar suas contas do exercício de 2008, Carlos publicou em seu twitter o que virou manchete de jornal: que 'vereadores valem tanto quanto um palito de fósforo queimado'.
A definição eternizou uma richa entre o parlamento municipal e o ex-prefeito.
Na Câmara hoje, pode-se identificar 3 linhas: uma afinada com o ex-presidente e atual deputado federal Paulinho Freire, que pode vir a ser candidato a prefeito; outra com o prefeito Álvaro Dias, que é desafeto de Carlos Eduardo; e a outra que nem reza numa cartilha nem noutra, e segue alinhada com o grupo da governadora Fátima Bezerra.
Portanto, se não tiver sucesso com o lobby na Corte de Contas para derrubar os pareceres de Carlos Thompson e Adélia Sales, vai ser nas mãos desses vereadores que a candidatura de Carlos para o quinto mandato de prefeito de Natal vai cair.
Abaixo o parecer de Adélia Sales, pela reprovação das contas de 2015: