25/07/2023
Protesto político: Prefeitos que foram à Governadoria se recusaram a conversar com secretária de Planejamento
O movimento de prefeitos do Rio Grande do Norte na Governadoria, nesta terça-feira (25), mostrou que a Femurn, apesar de hoje presidida pelo prefeito Luciano Santos, de Lagoa Nova, segue sob o comando do grupo do senador Rogério Marinho.
E o protesto, que antes anunciado, havia sido suspenso, ganhou apoio político do grupo de Rogério para que acontecesse.
Rogério, que estaria na Europa, para onde teria ido comemorar o aniversário do empresário Sérgio Azevedo, foi reprrsentado pelo assessor Genildo Pereira.
Apesar de justificar que o protesto era para cobrar a parte que cabe aos municípios na compensação por perdas de arrecadação fechado pelo Governo do Estado com o Governo Federal, o movimento parecia menos preocupado com isso, e mais em levar o barulho para empresas terceirizadas contratadas por prefeituras, mas sem receber, em alguns casos, há 4 meses.
Com dívidas com fornecedores e empresas terceirizadas, muitas prefeituras se mantiveram firmes na realização do protesto na tentativa de passar aos credores que a culpa pelas folhas em atraso é da Governadoria.
Porém, nesta segunda-feira (24), o secretário de Tributação do Estado, Cadu Xavier, postou em suas redes sociais, e o Blog repostou, as seguintes informações:
"Nesta terça o estado conclui os repasses para os municípios do ICMS arrecadado no mês. Em julho serão repassados 178 milhões, quase 32 milhões a mais do que o mesmo período do ano passado. Desde abril quando passou a valer a nova alíquota de ICMS, foram repassados 92 milhões a mais para os municípios. Neste período também houve a reabertura do Posto Fiscal que também foi importante neste processo".
Mais uma prova de que o movimento tinha mais cunho político foi que nenhum prefeito quis conversar com a secretária de Planejamento Virginia Ferreira. Diziam que só queriam conversar com a governadora Fátima Bezerra, mesmo sabendo que Fátima estava em uma agenda com a presidente do STF, ministra Rosa Weber.
Desculpa de quem não queria levar solução pra casa.
No movimento desta terça-feira, a Femurn deu provas de que continua igual. Se mudou de gestão, ninguém notou. Continua sendo comitê de Rogério Marinho, agora na disputa pelo Governo em 2026.
Cada prefeito que participou do protesto em Natal, trouxe junto sua comitiva.