27/10/2023
Alíquota do ICMS entre risos e ânimos acirrados: tema foi destaque na festa da Fiern
Assunto que dominou as rodas da indústria na posse do novo presidente da Fiern, Roberto Serquiz: ICMS.
Na Assembleia, em análise para ser votado um projeto do governo que mantém em 20% a alíquota de cobrança do ICMS. A lei em vigor hoje elevou de 18% para 20% a alíquota até 31 de dezembro, voltando a 18% caso houvessr compensação por parte do governo federal.
Na Assembleia, a turma da oposição entende que houve compensação e que o governo vai muito bem, obrigado, e não quer nem ouvir falar em manter os 20%, mesmo sabendo que o arrecadado, além do Estado, segue para municípios.
Na posse de Roberto Serquiz, a presença do secretário de Fazenda do Estado, Cadu Xavier, botou o assunto no topo da pauta.
Cadu fez o social com os deputados de oposição presentes à posse: Gustavo Carvalho, Tomba Farias e Luiz Eduardo.
Gustavo disse que ele era "macio", mas seguiu dizendo que vota contra.
Tomba justificou que atende pedido antigo do deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia, para votar a alíquota de 20% valendo até dezembro. E Luiz Eduardo elogiou Cadu, mas disse que por trás do projeto tem a governadora Fátima Bezerra....
Fotos Thaisa Galvão
Em outro momento bem menos ameno como aconteceu com os deputados de oposição, o secretário Cadu Xavier teve que ser mais enfático para explicar pela milésima vez a necessidade do governo em manter a cobrança de ICMS com a alíquota de 20%.
Foi na conversa que durou uns 15 minutos do secretário com os presidentes da Fecomercio Marcelo Queiroz, da Faern (Federação da Agricultura) José Vieira e da FCDL/RN, José Maria.
Ânimos mais acirrados, vozes mais altas, maas...a pose para foto para fazer de conta que está tudo bem.
O clima foi mais tenso no tête-à-tête entre Cadu e José Vieira. Olhe o 'dedinho' de Cadu...
O ICMS também foi para o palco na festa da posse. Em seu discurso, no final, a governadora Fátima Bezerra falou sobre o assunto e fez explicações sobre a necessidade de manter a alíquota de 20%.