22/11/2023
Ministro da Pesca participa de agenda em dezembro no RN
Os desafios da pesca no Rio Grande do Norte serão destacados em dezembro no 1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do RN. O evento – organizado pela Confederação Brasileira da Pesca e Aquicultura (CBPA) – contará com a participação do Ministro da Pesca, André de Paula no dia 1º de dezembro em Pau dos Ferros. O encontro começa às 10h na barragem pública da cidade e contará com apoio do Federação dos Trabalhadores da Aquicultura e da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (FETAPE).
Para o presidente da CBPA, Abrão Linconl, o evento será uma oportunidade de apresentar a realidade e os desafios da rede que envolve a pesca no Rio Grande do Norte, desde a atividade diária dos trabalhadores quanto a questão do peixe-leão no litoral nordestino. “Nosso Rio Grande do Norte tem a realidade parecida com os demais estados do Nordeste, tanto na atividade da pesca quanto nas questões que envolvem a reestruturação do setor e a questão mais atual que é a presença do peixe-leão, ameaçador dos ecossistemas”, destaca.
De acordo com o recente levantamento do Painel de Consultas do SISRGP (Registro Geral da Atividade Pesqueira), o Brasil conta neste momento com 1.035.478 pescadores profissionais ativos, todos devidamente licenciados. Desse total, 507.896 são mulheres – o que representa 49% de participação feminina. *No Rio Grande do Norte são contabilizados 14.238 trabalhadores da pesca sendo 8.103 homens e 6.135 mulheres*.
A programação do 1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do RN conta também com atividades como corrida de canoa, desfile da Miss Pesca RN e lançamento do Projeto DNOCS. Na parte cultural, ocorrerão apresentação dos violeiros Raimundo Sobrinho e Josivalviana, incluindo também Edvaldo do Acordeon e shows com Bartô Galeno e Vicente Nery.