18/02/2024
Governadora Fátima recepciona Dom Francisco de Sales Alencar Batista que tomou posse como bispo de Mossoró
Natural de Araripina, em Pernambuco, Dom Francisco de Sales Alencar Batista se tornou, neste sábado, o sétimo bispo de Mossoró. Ele substitui o italiano Dom Mariano Manzana.
O ato religioso histórico no adro da Catedral de Santa Luzia contou com a presença de mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos, seminaristas, autoridades como o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra e a governadora do Estado, Fátima Bezerra.
A missa de posse foi conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso e a leitura do documento encaminhado pelo Papa Francisco, nomeando Dom Francisco de Sales como bispo da Diocese de Mossoró, foi feita pelo Colégio de Consultores.
A governadora Fátima Bezerra saudou o novo bispo lhe entregando uma bandeira do Rio Grande do Norte e uma imagem de Nossa Senhora do Carmo. Ela lembrou o legado de Dom Mariano.
Fotos Carlos Costa
“Damos as boas-vindas ao senhor, Dom Francisco, com nosso coração tomado de felicidade de recebê-lo nesta casa. O senhor chega trazendo muita vida para todos nós, sem deixar de reconhecer também o legado tão inspirador deixado por Dom Mariano Manzana, como exemplo de fé, pela vida sacerdotal, pela missão cumprida à frente dessa Diocese ao longo de quase vinte anos, pautada pelos princípios da solidariedade, pelo respeito de pelo amor ao próximo" exaltou a governadora.
A mãe de Dom Francisco, dona Noêmia Batista e sua irmã Socorro Batista, acompanharam emocionadas.
“É um momento importante para todos nós, inclusive os ararapinenses. Só temos a agradecer a Deus e pedimos a todos que o acolham em seus corações e que Deus os abençoe também”, comentaram.
Da classe política estiveram presentes a senadora Zenaide Maia, a deputada Isolda Dantas, o deputado Dr. Bernardo, o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim e a prefeita de Baraúna Divanize Oliveira.
Rito
A programação seguiu o ritual religioso de entrega do báculo (cajado) ao novo bispo por Dom João como um gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano. Dom Francisco entrou na Catedral para um momento de Adoração ao Santíssimo e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pediu a sua intercessão.
O novo bispo
Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina/PE. É da Ordem dos Freis Carmelitas e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Diocesano de Mossoró em 18 de novembro de 2023, após a renúncia e indicação do então bispo de Mossoró Dom Mariano Manzana, ao completar 75 anos. Até o ano passado, Dom Francisco ocupava então o bispado da cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, tendo assumido no ano de 2016.