06/03/2024
FIERN apresenta potenciais de cabotagem do Porto de Natal no maior evento de logística das Américas
LA Federação das Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se reuniu com sete empresas de cabotagem marítima para apresentar os potenciais para a navegação de cabotagem no Porto de Natal, durante a Intermodal South America – maior feira de logística, tecnologia, transporte de carga e comércio exterior do continente, realizada em São Paulo.
De acordo com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o evento rendeu bons frutos para a retomada de atividades de carga no Porto de Natal. “Estivemos reunidos com empresas de navegação marítima apresentando o potencial de carga do Rio Grande do Norte”, explica o presidente da FIERN. “Voltamos do evento com alternativas de solução para o tradicional Porto de Natal, além de caminhos de diálogo para dar suporte a essa retomada do tráfego de carga no porto”, completa Roberto Serquiz.
Entre os dias 5 e 7 de março, Serquiz esteve acompanhado do diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício, e do vice-presidente Gabriel Calzavara, para mostrar o potencial de carga do Rio Grande do Norte para empresas armadoras de diversos países.
Para o debate junto às empresas, durante o Intermodal, a FIERN apresentou um estudo, realizado pelo Observatório da Indústria Mais RN, que aponta o potencial de carga que o estado possui. Nos dois dias de evento, a comitiva se encontrou com executivos e representantes das empresas Login, Norcoust, Mercosul Line, Aliança, Maersk, MSC e Hapag-Lloyd.
Ao longo de 2023, a FIERN recebeu representantes de empresas armadoras, como Mercosul Line, Marfret e Log-In, para apresentar o potencial de operação no Porto de Natal. A expectativa, agora, é ampliar esse debate junto a outras companhias e detalhar a demanda pelo transporte marítimo que existe no Rio Grande do Norte.
Para o diretor 2º secretário da FIERN, a expectativa é aproveitar o potencial do porto. “Queremos impulsionar a produção do nosso estado e o aproveitamento do Porto de Natal, que é um importante equipamento para a competitividade do nosso setor produtivo”, afirma Patrício.
Também participaram do evento o diretor-presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Nino Ubarana, o diretor técnico e comercial da Codern, Paulo Henrique Macedo, e o diretor de Operações da Companhia, Rodolfo Goes.