24/05/2024
Ricardo Procópio toma posse nesta sexta-feira como novo desembargador do Tribunal de Justiça do RN
Será às 11h desta sexta-feira (24), no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a posse do juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo como desembargador da Corte Judiciária.
A posse acontece no exato dia do aniversário do novo desembargador.
Ele foi o escolhido como o mais votado da lista tríplice definida pelo TJ.
Com pontuação de 86,08, o magistrado ocupou o primeiro lugar entre seis juízes inscritos para promoção pelo critério de merecimento. Em segundo e terceiro lugares ficaram os juízes Francisco Seráphico da Nóbrega (84,18) e Eduardo Bezerra de Medeiros (83,92).
Procópio ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Gilson Barbosa de Albuquerque.
“Enxergo o Tribunal, pela sua história centenária, como última palavra em todos os conflitos, no estado. A responsabilidade de integrar esta Corte é muito grande. Serei um aprendiz permanente, aprenderei muito com os demais magistrados desta Casa”, disse o novo desembargador do TJRN ao final da sessão.
Natalense, Ricardo Procópio foi juiz do Pleno do TRE no biênio 2010-2012, onde também atuou como ouvidor daquele Regional. Nesta esfera, em primeira instância, atuou nas Zonas Eleitorais de Touros, Apodi, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim, além de Natal, na 4ª zona Eleitoral. Atualmente é juiz titular da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. Ingressou na magistratura em 1993, após aprovação em concurso público para juiz substituto. Foi magistrado nas comarcas de Touros, Apodi, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim e Natal.
“O dever do homem de bem no mundo é semear a boa semente”, disse Ricardo Procópio, citando um ensinamento de São Francisco de Assis, que ele define como guia do cotidiano de sua presença no Pleno do Tribunal potiguar.
Na foto abaixo, Ricardo com o filho João Simonetti, que passa a ter pai e mãe desembargadores. João é filho de Ricardo Procópio com Isaura Simonetti, que também era juíza e foi nomeada desembargadora do Trabalho no TRT da 21ª Região, em Natal.