28/05/2024
Congresso formado por grande número de mentirosos derruba lei que puniria fake news
Com o maior número de mentiroso por metro quadrado no Brasil, o Congresso manteve o veto de Bolsonaro a lei que puniria fake news em eleições.
Com um Congresso em sua maioria, ou bolsonarista ou mentiroso - as duas coisas também - as mentiras ganham 'lugar de fala' e a internet passa a ser 'terra de ninguém'.
A lei que pune mentiras disseminadas foi vetada por Jair Bolsonaro em 2021, quando era presidente, alegando que o texto poderia afastar eleitores do debate público.
Tipo assim, pode afastar a verdade, menos os votos.
Os bolsonaristas aplaudiram e se sentiram livres para uma campanha cheia de mentiras.
A decisão dos parlamentares impediu a retomada de uma pena de prisão de um a cinco anos e multa no caso de "comunicação enganosa em massa".
Com o veto, deixa de ocorrer a inclusão de uma lista de "crimes contra a democracia" no Código Penal. De 2021, os vetos foram analisados somente nesta terça, quase três anos depois.
A comunicação enganosa em massa era definida pelo texto como "promover ou financiar campanha ou iniciativa para disseminar fatos que sabe inverídicos, e que sejam capazes de comprometer o processo eleitoral".
Esperar o que, de quem não pretende punir mentiras?