20/08/2024
Pesquisa: Como fazer o mais virar menos
Na disputa de rádios em Natal, fica a pergunta:
O que danado a pesquisa encomendada pela 94FM tem de diferente das bem parecidas pesquisas da 96FM e 98FM?
As da 94 vem ressaltando o que o eleitor conhecia há pelo menos 50 pesquisas atrás: a liderança isolada do candidato Carlos Eduardo.
As das 96 e 98 repetem um despencar de Carlos, uma subida rápida de Paulinho Freire e uma vontade de fazer dessparecer Natália Bonavides.
Quais pesquisas estariam erradas?
Nenhuma.
O pacote fechado está bem certinho, mas a apresentação conta com a complacência de uma tal margem de erro, que pode ser aplicada para mais ou para menos.
No caso dessa pesquisa Agora Sei divulgada nesta terça-feira (20), que trabalhou com uma margem de erro de até 3,4% para mais ou para menos.
Aí se Carlos Eduardo contabiliza 43,3% das intenções de votos e se aplica a margem de erro para baixo, ele vai aparecer com (43,3 menos 3,4) 39,9%
Aí aplica a margem de Paulinho para cima, e o candidato do União Brasil que somou 15,8% das intenções de votos já passa para 19,2%.
Já a margem de erro de Natália seria aplicada para baixo, caindo dos contabilizados 16,6% de intenções de votos para míseros 13,2%
Simples assim...
Ou se usa a margem para parecer eleito ou para parecer derrotado.
São os riscos de campanha.