01/11/2024
Em sessão solene, presidente Ezequiel Ferreira homenageia cerimonialistas na Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, homenageou cerimonialistas em sessão solene proposta por ele nesta quinta-feira (31).
"São mais do que organizadores; são maestros de momentos solenes e significativos", disse o deputado se referindo ao trabalho dos profissionais. "Sua dedicação e discrição garantem que tudo ocorra de forma impecável", ressaltando que os cerimonialistas são os guardiões da etiqueta e do protocolo, assegurando que cada cerimônia transcorra com elegância e respeito.
"Esses profissionais são essenciais para o bom funcionamento das instituições e a criação de pontes entre o público e o palco da vida", disse Ezequiel, que entregou placas em homenagem a profissionais que se destacaram no cerimonial do Rio Grande do Norte e também do Brasil. Ao todo, foram 13 representantes homenageados e, em nome deles, falou o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial, Francisco Etelvino Biondo.
Em discurso emocionado, Biondo enalteceu o papel dos profissionais e agradeceu as palavras do presidente da Assembleia.
"Não tenho a capacidade poética do presidente, mas agradeço de antemão, porque a sua tradução de nossa atividade foi a mais perfeita que eu já ouvi sobre o cerimonialista", disse Biondo. "Somos os mestres dos bastidores, artesãos e ourives de uma atividade que requer um conhecimento profundo de vários ramos das ciências humanas, e principalmente, das de cunho comportamental. E temos como princípio, um deles, a discrição. Por isso, o fato de não aparecermos. O melhor cerimonial é o que não aparece", resumiu Biondo, adiantando que o deputado Ezequiel será um dos homenageados no 7º Encontro Nacional de Cerimonialistas que será realizado em Natal no mês de maio, para comemorar os 10 anos de existência da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial, quando mais uma vez será entregue aos homenageados, a medalha Zuleide Gonçalves Vieira, ex-chefe de cerimonial da Assembleia, que morreu há pouco mais de dois anos.
Na solenidade, foram homenageados os cerimonialistas Ádamo Rocha da Silva, Alexandre Henrique dos Santos, Emanuelle Diva Batista Lima, Francisco Etelvino Biondo, Tenente-Coronel PM Geórgia Cristina Souza Câmara, Gezilane Toscano Silva de Mendonça, , Karim Suelly Melo de Oliveira, Larissa Nonato Tobias Duarte Dantas, Luis Henrique de Souza e Silva, Luiza Gabriela de Carvalho Mendes, Marília Sá de Paula, Walterlin Silva Lopes e Zorenna Carol Dantas Pereira.