06/05/2025
Fura-fila: Vereadora Samanda cobra explicações para denúncia em Natal que há 4 anos prendeu político em Parnamirim
Há 4 anos um vereador foi preso, secretários municipais foram afastados, ex-secretários foram impedidos de tratar com o poder público, um deputado foi alvo de busca e apreensão...
Até a primeira-dama foi investigada, sob suspeita de tráfico de influências.
O vereador, agora ex, foi condenado e ninguém sabe por onde anda.
O que aconteceu em Parnamirim não foi suficiente para evitar que acontecesse em Natal. Mas aconteceu.
Atual prefeito, Paulinho Freire exonerou a chefe do setor de regulação da Prefeitura, que já atuava na pasta de Saúde.
Nesta terça-feira (6), na Câmara de Natal, a vereadora Samanda Alves se pronunciou sobre o episódio e em seu discurso quis saber quem estava por trás das autorizações irregulares.
Ela também alertou para o risco de surgimento de “bodes expiatórios” para assumirem a culpa, livrando os verdadeiros articuladores do esquema.
“Por que a gestão anterior não aderiu ao sistema 'Regula RN', que garante transparência e é acompanhado pelo Ministério Público?”, perguntou a vereadora, afirmando que o ex-prefeito Álvaro Dias não tomou providências nem mesmo depois do relatório da Controladoria Geral da União (CGU), emitido em outubro do ano passado, apontando fragilidades no sistema de regulação da Prefeitura de Natal.
Segundo a vereadora, quem se beneficiava do fura-fila chegava a garantir atendimento em dois dias, enquanto mais de 3.600 pessoas aguardavam há meses por uma consulta.
“Não basta demitir um servidor. Quem comandava o esquema? Quem autorizava os procedimentos fora da fila? A população natalense exige respostas e merece respeito”, cobrou a vereadora.