12/05/2025
Potiguar Robson Maia integra painel em evento nos EUA que debate retomada do Brasil em projetos de crescimento mundial com a volta do presidente Lula
Advogado potiguar de Jardim de Piranhas, com banca poderosa em São Paulo na área de Tributação, Robson Maia está em Washington, nos Estados Unidos, onde vai falar sobre ‘Implementação da Reforma Tributária Brasileira’.
Ele é um dos nomes, junto ao ministro do STF, Luiz Fux, a integrar um painel no Simpósio Jurídico "Doing Business in Brazil", que desta segunda até a quarta-feira vai abordar, na Georgetown University, as principais questões jurídicas e orientações pertinentes a investidores estrangeiros que buscam uma maior compreensão do clima de investimentos no Brasil.
O painel do qual Robson Maia faz parte, já no primeiro dia do evento, vai discutir os caminhos para a implementação da Reforma Tributária no Brasil, destacando os desafios operacionais, os impactos nos entes federativos e nos setores econômicos, além de apresentar perspectivas para a transição do modelo atual.
Especialistas como o advogado potiguar, e representantes do poder público, como o ministro do STF e outros, vão levar reflexões sobre como garantir efetividade, justiça tributária e segurança jurídica nesse processo de transformação estrutural.
Com 5 painéis, no primeiro dia, 6 no segundo e 2 no encerramento, o simpósio buscará retomar o Indice de Facilidade para Fazer Negócios, do Banco Mundial, que foi descontinuado em setembro de 2021, e só em setembro de 2024 foi sucedido por um novo projeto, o ‘B-Ready’, também do Banco Mundial.
O material publicitário do evento faz lembrar a manchete de capa da ‘The Economist’ em 2009: "O Brasil Decola", com um Cristo Redentor em ascensão, questionando se seria uma nova era para a economia brasileira. À época o país era governado pelo presidente Lula.
O folder mostra que 16 anos depois, o Brasil está novamente sob a Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo presidente da época do Cristo em ascensão, e relata que muita coisa aconteceu desde então, incluindo uma nova capa na ‘The Economist’ em 2013, já na gestão Dilma Rousseff, onde a foto de capa retratava um Cristo descendo, com a pergunta: "O Brasil Estragou Tudo?”
O evento do Banco Mundial, do qual Robson Maia participa, leva em conta que o ano de 2024 foi marcado pela liderança do Brasil no G-20, não apenas por sua presidência ocupada pelo presidente do Brasil, mas também pela experiência compartilhada no combate à pobreza e no investimento em energia limpa e sustentável.